Limpeza Industrial – Um mal necessário na indústria de granéis?

limpeza industrial indústria granéis

Este artigo foi desenvolvido por Paulo Godoy 

Atualmente as atividades de limpeza industrial são quase que obrigatórias a todos que manuseiam granéis, mas seus custos tem aumentado. O que pode ser feito?

Muito tem se falado da Indústria 4.0, seus benefícios para os trabalhadores e empresas. Enquanto isto, uma atividade que não aparece na mídia tem custado milhões em despesas de custeio e em acidentes de trabalho – esta atividade responde pelo nome de Limpeza Industrial.

A geração de material fugitivo (aquele que “foge” dos equipamentos de processo e manuseio) na indústria de granéis é real e dificilmente inevitável. Muito tem se falado do controle da emissão destes particulados.

Existe uma máxima que diz: Melhor do que limpar é não sujar!

Mas como manter limpo operações onde milhares ou milhões de toneladas de granéis são movimentados?

Como reduzir o desperdício na indústria de mineração?

É indiscutível que ambientes limpos e organizados são fundamentais para a sobrevivência do negócio na área que estas empresas estão inseridas. Atualmente três ações são costumeiramente tomadas para evitar a fuga de material:

1.     Manutenção dos equipamentos de manuseio
2.    Melhorias nos processos, equipamentos e instalações
3.    Limpeza industrial, coletando o material fugitivo

O que está errado nestas 3 ações…. nada! Mas talvez o foco esteja errado.

A atividade de limpeza industrial é considerada custeio, isto é, faz parte das despesas do dia a dia das empresas para mantê-las operando. Valores altos são pagos aos prestadores de serviços de varrição, cata, coleta, carregamento, transporte e destinação correta deste material.

Perceba que aquele material que foi tratado com o máximo de cuidados pela sua empresa, após “fugir” dos equipamentos de manuseio e cair no chão (ou no mar), perdeu seu valor. Agora é tratado como resíduo, que pode ser reaproveitado ou não, com um custo dispendioso para tal. Precisa ser recolhido, separado, transportado, descontaminado, segregado etc.

A conta já aumentou: além do custo da limpeza industrial, soma-se ao custo do material perdido e de tratamento do resíduo.

A partir desta constatação, tratar a fuga de material como investimento faz mais sentido. Investir em suas instalações, sistemas e métodos para não perder material!

E como se investe? De várias formas:

1.     Utilizando métodos tradicionais de manutenção – nada de especial – cumprir a função básica da manutenção, isto é, manter os equipamentos em sua condição ótima operacional.  
2.     Utilizando equipamentos de controle ambiental, tais como filtros, raspadores, guias, enclausuramentos, sprays etc para conter ao máximo a geração de particulados.
3.     Aplicando novas técnicas de projetos tais como mencionado nos artigos https://www.linkedin.com/pulse/sa-minera%C3%A7%C3%A3o-de-amianto-o-legado-dos-correia-que-n%C3%A3o-paulo-godoy/ e https://www.linkedin.com/pulse/redu%C3%A7%C3%A3o-da-emiss%C3%A3o-de-particulados-em-transportadores-paulo-godoy/ .
4.     Contratando consultores especializados em redução de emissão de particulados, que podem colaborar decisivamente com a sua empresa.

7 dicas para realizar a movimentação de materiais a granel sem riscos

Uma das formas de saber se sua empresa está no caminho certo é a redução paulatina dos custos de limpeza industrial. Quanto será isto? Não sei, ninguém sabe… por isto se gasta tanto com limpeza industrial… ainda não temos maturidade técnica para estabelecer parâmetros aceitáveis de queda de material (assunto a ser tratado futuramente em outro artigo) – mesmo com tanta legislação disponível. A sociedade deseja e anseia emissão zero.

As atividades de limpeza industrial devem ser tratadas como um meio, e não como objetivo. Manter os valores que antes eram destinados a pagamento de empresas de limpeza industrial dentro de casa faz mais sentido do que gastá-lo mensalmente sem agregar nada ao seu parque de equipamentos.

Como sempre é fácil falar, difícil de aplicar. Dê o primeiro passo, o meio ambiente agradece.

Limpeza Industrial – Um mal necessário na indústria de granéis?

Compartilhe essa publicação!

Nos siga nas redes sociais

Principais Produtos

Artigos mais populares

Baixe nossos Catálogos

Conheça nosso canal no Youtube

Aplicação de Bandagem Industrial TAPEGLASS - Reparo em vazamento de tubulação PEAD de 6" (realizado em 3 minutos).

Reproduzir vídeo sobre reparo rápido definitivo feito com bandagem industrial tapeglass

Comparativo do desempenho Nord-Lock com vários tipos de arruelas em teste Junker de Vibração.

Reproduzir vídeo sobre gráfico do teste junker em arruelas nord lock