Quais as Aplicações dos Acoplamentos na indústria?
Os acoplamentos possuem algumas aplicações na indústria, podendo ser empregados em diversos segmentos, como mineração, siderurgia, petróleo e gás, indústria alimentícia, metalurgia, e outros.
Dentre os principais equipamentos nos quais os acoplamentos podem ser encontrados, destacamos:

- máquinas de embalagens;
- elevadores de cargas;
- transportadores;
- agitadores;
- compressores;
- extrusoras;
- outros.
Vantagens dos acoplamentos industriais
Dentre os principais benefícios dos acoplamentos industriais, destacam-se a eliminação de problemas na montagem, a sua alta resistência química e a acomodação correta diante de desalinhamentos que são inevitáveis.
Além dessas vantagens, os acoplamentos industriais são muito fáceis de montar e desmontar, amortecendo de forma segura e estável as vibrações e sobrecargas das máquinas em que são aplicados.
Com alta capacidade de absorção de choques e desalinhamentos, os acoplamentos industriais maximizam o tempo de vida de outros componentes do maquinário.
Motivos para falhas em acoplamentos
Existem inúmeros fatores causadores de falhas ou quebras de acoplamentos. Portanto, para um estudo mais detalhado sobre os motivos reais de quebra do seu equipamento, sugerimos que você acione um consultor especializado da JW Engenharia, visto que cada aplicação possui suas particularidades.
Porém, resultamos relatar 12 razões possíveis para a falha do acoplamento:
- Especificação inadequada;
- Instalação sem treinamento ou desacompanhada de um especialista;
- Falha de alinhamento e balanceamento;
- Falha na correção do desalinhamento excessivo;
- Desconsideração dos limites de torque;
- Desconsideração da velocidade do eixo de aplicação;
- Desgastes;
- Vibração excessiva;
- Travamento do equipamento;
- Falta de lubrificação quando aplicável;
- Falhas no flange, a partir de um fecho de aperto insuficiente;
- Falta de fixação dos cubos;
Como escolher o acoplamento ideal para sua operação?
Para escolher o acoplamento ideal para sua operação é preciso levar em conta seu segmento de atuação e o uso do acoplamento. Contudo, existem alguns critérios simples que podem ajudá-lo.
Caso sua operação tenha desalinhamentos entre pontas de eixo a principal indicação será um centro elástico de borracha natural. Esse tipo de acoplamento será essencial na flexibilidade e, consequentemente, na absorção dos desalinhamentos. Alguns exemplos de aplicação são em motobombas (normais e a diesel) e em moinhos a martelo.
Em operações que tenham indícios de vibração também recomenda-se a utilização de acoplamentos que contenham o centro em borracha natural. Entretanto, a presença de cubos de aço 1020 são fundamentais. Esses cubos são responsáveis por absorver as vibrações e proteger o motor e a máquina acionada. Um bom exemplo é um compressor de pistão.
Outro tipo de operação em que um acoplamento pode ser empregado são as operações em baixas rotações. Nesse tipo as aplicações devem ser realizadas após o redutor. O acoplamento ideal necessita de uma borracha reforçada, além de ser capaz de suportar maior capacidade de torque.
Em outras palavras, pode-se dizer que a melhor maneira de escolher o acoplamento ideal para sua aplicação é contar com a ajuda de especialistas no assunto.
A JW Engenharia é um excelente exemplo de empresa capaz de te ajudar nessa escolha tão importante. Então, não perca a oportunidade e entre em contato com a equipe técnica. Eles estão prontos para te ajudar!
Esse artigo contou também com a participação do Engenheiro Mecânico Diego Peres de Melo.











