Cabo de segurança contra chicoteamento de mangueiras: quais as principais soluções?

As mangueiras de sistemas pressurizados podem ser extremamente perigosas se não forem utilizadas corretamente. O chicoteamento de mangueiras é um risco real em ambientes industriais e pode causar graves acidentes, danos aos equipamentos e colocar em risco a integridade física dos operadores.

Por isso, é essencial utilizar dispositivos de segurança para mangueiras que sejam adequados para prevenir esse tipo de problema.

Neste artigo, vamos falar sobre a importância do cabo de segurança contra chicoteamento de mangueiras e apresentar alguns modelos dessa solução. Boa leitura!

Quais são os riscos de acidentes com mangueiras pressurizadas?

As mangueiras pressurizadas podem romper ou soltar-se do ponto de fixação, causando o chicoteamento da mangueira

O chicoteamento ocorre quando a energia armazenada no fluido é liberada de forma repentina, causando o movimento brusco e violento da mangueira.

Isso pode resultar em ferimentos graves ou até mesmo a morte do operador que estiver próximo. Por isso, é essencial usar um cabo de segurança contra chicoteamento de mangueiras para reduzir esses riscos.

Norma de segurança para mangueiras industriais

A NR12 é uma norma que estabelece medidas de proteção para mangueiras, tubulações e outros componentes pressurizados que possam estar expostos a impactos mecânicos e outros agentes agressivos.

Essas medidas devem garantir que em caso de ruptura destes componentes e vazamentos de fluidos, não haja risco de acidentes de trabalho.

Por isso, toda empresa precisa utilizar algum dispositivo de segurança para mangueira em suas instalações para atender a esta norma.

Qual dispositivo deve ser utilizado em mangueiras pressurizadas?

O cabo de segurança contra chicoteamento de mangueiras é uma solução eficaz para evitar acidentes, pois mantém a mangueira presa ao ponto de fixação em caso de ruptura ou soltura.

Esse dispositivo é fácil de instalar, pode ser adaptado em diferentes tipos de mangueiras e pontos de fixação.

Existem diversos modelos de dispositivo de segurança para mangueira que podem ser utilizados. 

Cabo de Emenda – Tipo Whipcheck

Ele é composto por duas tiras de aço galvanizado, com uma presilha em cada extremidade que se prende à mangueira e à conexão correspondente. Este cabo também é conhecido como laço de segurança ou mola de segurança

O Whipcheck é fácil de instalar e pode ser utilizado em diversos tipos de aplicações industriais.

Dispositivo de retenção

Ele é composto por uma placa de aço que é fixada à parede ou ao equipamento. Um cabo de aço que é preso à mangueira e um gancho que se conecta à placa. Em caso de pressão excessiva, o dispositivo de retenção atua como um limitador de movimento.

Dispositivo de Segurança

É uma peça tecida em cabos de aço galvanizados com diâmetros que variam de ⅙” a ⅛”. A mangueira é afixada nas conexões através de ganchos ou olhais presos em suas extremidades.

Esses dispositivos também são conhecidos como malha de segurança para mangueiras ou camisa de puxamento.

Há 4 modelos que mudam em relação à posição desses ganchos.

  • Aberto Alça Dupla;
  • Fechado Alça Dupla;
  • Fechado Alça Simples;
  • Fechado Duas Alças Simples.

Por que deve ser usado cabo de segurança em mangueiras e conexões de ar?

O objetivo principal do dispositivo de segurança para mangueira de ar comprimido é evitar que a mangueira ou conexão saia de sua posição devido ao escape de ar comprimido, vibrações, pressão ou forças externas.

Exemplos de equipamentos industriais que contenham mangueiras e conexões de ar comprimido incluem: ferramentas pneumáticas, sistemas de pintura e pulverização, compressores de ar, sistemas de refrigeração e condicionamento de ar, entre outros.

Para que serve a proteção para mangueiras hidráulicas?

Da mesma forma, os dispositivos de segurança para mangueira hidráulica também têm a função de manter essas peças no lugar caso elas se soltem por excesso de pressão.

Equipamentos industriais que utilizam mangueiras para transporte de fluidos hidráulicos e que precisam deste tipo de proteção incluem: 

  • Prensas hidráulicas;
  • Guindastes;
  • Escavadeiras;
  • Empilhadeiras;
  • Equipamentos de perfuração;
  • Máquinas de construção.

O cabo de segurança contra chicoteamento de mangueiras é um dispositivo fundamental para deixar a área de trabalho de sua empresa em segurança, atendendo até mesmo à NR12.

A JW Engenharia dispõe de soluções para a manutenção industrial e itens de segurança para sua empresa. Para saber mais sobre os produtos que nós temos disponíveis, entre em contato conosco.

Compartilhe essa publicação!

Nos siga nas redes sociais

Principais Produtos

Artigos mais populares

Baixe nossos Catálogos

Conheça nosso canal no Youtube

Aplicação de Bandagem Industrial TAPEGLASS - Reparo em vazamento de tubulação PEAD de 6" (realizado em 3 minutos).

Reproduzir vídeo sobre reparo rápido definitivo feito com bandagem industrial tapeglass

Comparativo do desempenho Nord-Lock com vários tipos de arruelas em teste Junker de Vibração.

Reproduzir vídeo sobre gráfico do teste junker em arruelas nord lock