A quantidade de pressão das lâminas contra a correia deve ser constante. Diversos testes realizados confirmam que a limpeza que se obtém no processo se relaciona diretamente com a pressão aplicada.
O excesso de pressão nos raspadores pode, além de prejudicar a limpeza e danificar as lâminas e a correia, demandar um incremento de potência não previsto nos motores. Em alguns casos, adicionar raspadores além da quantidade prevista no projeto pode dificultar a partida das correias, principalmente se forem curtas. Para isso, torna-se necessário saber o quanto de potência os raspadores instalados irão consumir do motor.
A potência consumida pelo raspador se dá pela fórmula abaixo:
Cálculo de potência para a instalação de um raspador
Para o fator de atrito entre a lâmina e a correia, a CEMA considera um valor padrão de 1,0. Porém, pode ser outro, caso se obtenha um coeficiente de atrito mais exato através de testes em laboratórios realizados pelo fabricante. No geral, o valor de 1,0 acaba sendo mais conservador.
A CEMA traz um valor padrão para uso de 0,9 N/mm de largura da lâmina em contato com a correia, tanto para primários quanto para secundários. Entretanto, ela mesma ressalta que tal valor pode não ser suficiente. No exemplo abaixo, obteremos a potência considerando um valor de tensão do raspador 1,1 N/mm, que é um valor usualmente adotado por projetistas de transportadores.
Aplicação de Bandagem Industrial TAPEGLASS - Reparo em vazamento de tubulação PEAD de 6" (realizado em 3 minutos).
Reproduzir vídeo sobre reparo rápido definitivo feito com bandagem industrial tapeglass
Comparativo do desempenho Nord-Lock com vários tipos de arruelas em teste Junker de Vibração.
Reproduzir vídeo sobre gráfico do teste junker em arruelas nord lock
Atendimento via Whatsapp
Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continua a usar este site, assumimos que você está satisfeito.Ok