Plataforma Draper – mais produtividade e economia

plataforma draper​

Mais produtividade com menos perda de grãos

A tecnologia é um dos pilares mais importantes do avanço do agronegócio no Brasil. Através de inovações como a da plataforma Draper​, o produtor rural atinge um ganho financeiro com redução do consumo de combustível e menos perdas nos processos de corte, além de maior recolhimento no volume total de grãos.

A esteira Draper produzida pela Continental, por exemplo, apresenta na sua tecnologia uma borracha com composto de alta resistência à abrasão, resistente a rasgos, kits conectores homologados pela empresa e avançada tecnologia de adequação ao solo, com melhor adaptação ao relevo do terreno. Isso possibilita que a esteira opere em sintonia com a plataforma no momento da colheita do grão, garantindo ao produtor mais produtividade e eficiência.

Plataforma Draper​

Proporcionalmente ao notável crescimento da agricultura no país, cresce também a demanda por equipamentos modernos e resistentes para uso em larga escala. A esteira para plataforma draper aumenta a capacidade de produção e diminui as perdas. Isso se deve à sua alimentação contínua e uniforme, sob projetos flexíveis, que pesam bem menos em comparação a outros modelos.

No processo de construção da esteira, há um diferencial em seu revestimento que a torna superior às outras disponíveis no mercado. A parte superior possui uma borracha com características de baixo desgaste, o que proporciona durabilidade ao produto. As esteiras comuns possuem estruturas em tramas de tecido simples, enquanto a esteira draper foi projetada em longos fios de filamentos 100% poliéster, conferindo maior resistência e flexibilidade.

A parte de baixo, por sua vez, é revestida com outro tipo específico de borracha, que diminui o atrito com os roletes da plataforma e evita a instabilidade no rolamento da esteira. Essa fina cobertura de borracha não impacta o peso da plataforma Draper, prevenindo deformidades e descolamentos; uma proteção de alto padrão para as esteiras.

 

Plataforma Draper​ vs Plataformas Convencionais

Uma avaliação mostra que a esteira Draper possibilita o trabalho em velocidades maiores que esteiras convencionais, reduzindo o nível de perdas de produto na lavoura.

Em geral, o modelo de plataforma considerada convencional apresenta um sistema de alimentação composto por um condutor helicoidal, com um sem-fim também chamado “caracol”. A plataforma Draper​ promove melhor alimentação através da maior capacidade de carregamento de massa colhida por unidade de tempo, menor peso do equipamento com sistema de maior estabilidade e adaptação da altura de corte e ondulações do terreno.

Estas características proporcionam um menor número de paradas por embuchamentos e maior estabilidade da velocidade, já que a alimentação se mantém constante. A flexibilidade na altura de corte possibilita menores perdas em relação às plataformas convencionais.

A otimização do desempenho das colhedoras é um fator importante, pois estamos falando de máquinas com elevado custo operacional. Num caso como este, é necessário que os produtores tenham uma ferramenta que permita estimar o desempenho das colhedoras, auxiliando na escolha correta da capacidade e também na escolha dos maquinários requeridos para o transporte da cultura.

As máquinas com plataformas draper apresentam um custo de aquisição maior que as com plataformas convencionais. Algumas pesquisas que realizaram avaliação comparativa dos dois modelos observaram que a colhedora com plataforma tipo convencional apresentou um desempenho de cerca de 5ha/h; já a máquina com plataforma draper apresentou desempenho de cerca de 6ha/h, e também menores perdas por hectare.

Para grandes áreas de soja com período curto de colheita, as máquinas com plataformas draper podem ser uma ótima opção. É um cenário que exige alto rendimento aliado a controle dos custos e racionalização da mecanização e dos investimentos.

Plataforma Draper

Esteiras Draper Continental

A Continental é a primeira empresa multinacional a investir nesse mercado, sabendo do potencial nacional de grande produção e abastecimento de grãos no mercado global. O Brasil é o maior produtor mundial de soja, e as esteiras Draper são essenciais no processo de colheita.

As esteiras Draper da Continental são produzidas com uma borracha de alta resistência à abrasão, mais resistente a rasgos. Além disso, conta com uma nova tecnologia que melhora adequação do equipamento ao relevo do terreno.

Fala do presidente

Frédéric Sebbagh, CEO e Presidente da Continental, diz:

“Acompanhando o crescimento do agronegócio e da agricultura sustentável no Brasil e na América do Sul, a Continental trouxe uma nova linha de produtos fabricados em nossa operação paranaense. Mobilizamos nossas equipes de engenharia, pesquisa e desenvolvimento de diversas localidades no processo de implantação da esteira Draper para plataformas de colheitadeiras de grãos.

Para se ter uma ideia, de acordo com estudos realizados pela Universidade do Estado do Mato Grosso, a colheitadeira com sistema de esteiras Draper apresenta uma diminuição da perda total de grãos de 35,52% em relação à plataforma com condutor helicoidal. Com o nosso produto, o trabalho no campo atinge importantes ganhos em sustentabilidade e produtividade, com maior eficácia em todas as etapas.

A nossa nova linha de produção instalada no Paraná nos permite atender a toda a demanda das montadoras agrícolas instaladas no continente e também o mercado de reposição de peças. É incrível fazer história ao sermos a primeira multinacional a investir localmente nessa tecnologia.

Meus agradecimentos vão para as nossas equipes multidisciplinares localizadas no Brasil, nos USA e na Alemanha, pela liderança e excelência na execução desse projeto que atenderá a uma demanda crescente de nossos clientes.”

Continental estuda expansão de fábrica no Brasil

No ano de 2019, em anúncio sobre Expansão de fábrica da Continental no Brasil,  Fernando Roland, vice-presidente da unidade de negócios Conveying Solutions Americas, afirma que “Globalmente, a Continental está comprometida com as soluções mais seguras e sustentáveis do setor de mineração”. “Moldaremos um futuro sustentável com nossos melhores recursos de engenharia para produtos, serviços e operações de cabo de aço, reduzindo os impactos adversos ao longo da cadeia de valor”, completa o executivo.

Conheça também:

 

A JW Engenharia é um fornecedor industrial que atende a todo o Brasil. Levamos produtos de alta tecnologia e soluções técnicas que reduzem os custos e aumentam a disponibilidade operacional das plantas.

Entre imediatamente em contato com a JW Engenharia pelo WhatsApp ou pelos telefones (31) 3242-1212 | (31) 99189-1052 ou email [email protected].

Compartilhe essa publicação!

Nos siga nas redes sociais

Principais Produtos

Artigos mais populares

Baixe nossos Catálogos

Conheça nosso canal no Youtube

Aplicação de Bandagem Industrial TAPEGLASS - Reparo em vazamento de tubulação PEAD de 6" (realizado em 3 minutos).

Reproduzir vídeo sobre reparo rápido definitivo feito com bandagem industrial tapeglass

Comparativo do desempenho Nord-Lock com vários tipos de arruelas em teste Junker de Vibração.

Reproduzir vídeo sobre gráfico do teste junker em arruelas nord lock