10 Dicas para Aumentar a Vida Útil da Correia em V

As correias em V conquistaram o mercado pela sua capacidade de transmitir grande quantidade de energia, sendo um componente com custo baixo, fácil instalação e manutenção simplificada. Além disso, o seu funcionamento é silencioso e dispensa o uso de lubrificação, se adequadamente projetadas e instaladas, as correias em V podem ter longa durabilidade.

Logo, para que esse objetivo seja atingido, algumas observações devem ser seguidas, de modo a estender sua vida útil, assim como de todos os outros componentes de um sistema de transmissão de potência, como polias, eixos e motores.

Conheça agora as dicas para aumentar a vida útil de uma correia industrial em V.

✅ Limpe sua Correia em V

A limpeza é o primeiro passo para aumentar a durabilidade das correias em V, pois a sujeira acumulada, como por exemplo, graxas, óleos, água, poeira ou quaisquer outros resíduos que possam danificar a superfície da correia ou induzir a sua corrosão, em contato com a polia, promovem atrito e, consequentemente, maior desgaste do material.

✅ Mantenha a Correia em V alinhada!

Para evitar desgastes desnecessários do material, é importante ficar de olho no alinhamento das correias. Para isso, não é necessário o uso de ferramentas especiais, basta uma linha ou cordão para averiguar algum desvio ao longo da estrutura. Esse procedimento deve ser realizado tanto para verificar um possível desalinhamento lateral, como longitudinal.

Leia mais sobre Alinhamento de Correias em V.

✅ Tenha Correias em V do mesmo fabricante

Procure sempre utilizar jogos de correias do mesmo fabricante, esse cuidado é necessário porque correias de marcas diferentes apresentam desempenhos e tamanhos diferentes,  variando de fabricante para fabricante. Com a utilização de correias com características diferentes, existe a tendência de que elas se comportem de formas diferentes, com relação ao deslizamento e estiramento, sobrecarregando as demais, além do planejado. Conheça os Principais Tipo de Correias em V.

✅ Verifique a Correia Periodicamente

As polias para correias em V devem ser verificadas periodicamente na busca por desgastes, nas primeiras 50 horas de serviço é importante verificar constantemente a tensão e ajustá-las, se necessário, visto que é nesse período que as correias sofrem maiores estiramentos. Nas revisões de 100 horas, é essencial verificar a tensão, o desgaste que elas sofreram e o desgaste das polias.

✅ Cuidado com Tambores e Roletes

Os tambores devem estar perpendiculares à linha de centro do transportador e paralelos entre si. Além disso, é necessário que estejam sempre limpos para que não haja acúmulo de material e, consequentemente, desgaste irregular da correia, alteração no diâmetro e desalinhamento. Esse cuidado também vale para os roletes, eles devem estar perpendiculares em relação à linha de centro do transportador, limpos e girando livremente. Os roletes travados, que rodam com dificuldade ou de forma lenta, tendem a causar desgaste irregular e desalinhamento da correia.

✅ Atente-se a Lubrificação

Os rolamentos, gaxetas, esticadores e outros componentes devem ser mantidos constantemente lubrificados de acordo com as especificações de seus fabricantes.

✅ Alimentação Equilibrada

Os pesos devem estar bem distribuídos durante o trajeto do transportador, pois a alimentação descentralizada pode gerar uma força desequilibrada no posicionamento do material sobre a linha de centro, causando o desalinhamento da correia.

✅ Cuidado com Correias Lasseadas

Caso uma correia do jogo se rompa, é recomendado trabalhar com uma correia a menos do que trocá-la por outra, até que se possa trocar todo o jogo. Não é aconselhável usar correias novas junto às velhas, pois as velhas ao estarem lasseadas, ou seja, afrouxadas, acabam sobrecarregando as novas.

✅ Sem Remendos

Nunca tente remendar uma correia em V estragada, essa prática pode estragar todo o sistema que foi planejado. Caso isso ocorra, deixe o sistema sem essa correia até que se possa trocar todo o jogo.

Com essas dicas, as correias durarão mais, proporcionando maior eficiência e economia na produção. Lembre-se sempre, é imprescindível cuidar da manutenção, que precisa ser feita de forma correta e constante.

A JW Engenharia é um fornecedor industrial que atende todo o Brasil, levando produtos de alta tecnologia e soluções técnicas que possam reduzir custos e aumentar a disponibilidade operacional das plantas.

Entre imediatamente em contato com a JW Engenharia pelo WhatsApp ou pelos telefones (31) 3242-1212 | (31) 99189-1052 ou email [email protected].

Conheça também:

Compartilhe essa publicação!

Nos siga nas redes sociais

Principais Produtos

Artigos mais populares

Baixe nossos Catálogos

Conheça nosso canal no Youtube

Aplicação de Bandagem Industrial TAPEGLASS - Reparo em vazamento de tubulação PEAD de 6" (realizado em 3 minutos).

Reproduzir vídeo sobre reparo rápido definitivo feito com bandagem industrial tapeglass

Comparativo do desempenho Nord-Lock com vários tipos de arruelas em teste Junker de Vibração.

Reproduzir vídeo sobre gráfico do teste junker em arruelas nord lock