Rolamento falsificado: como lidar com o problema
Rolamentos são elementos responsáveis pelo movimento de rotação entre dois ou mais componentes. Sua principal função é reduzir o atrito.
Em geral, suas partes são:
- Anel interno e anel externo: permite o giro dos elementos na pista e suporta a carga exercida pelos elementos rolantes;
- Elementos rolantes: permitem o giro do conjunto e a transferência de carga entre os anéis interno e externo;
- Gaiola: separa os elementos rolantes e os mantém distribuídos de maneira uniforme, principalmente fora da região de carga.
Atualmente, em 2022, o mercado possui 5 principais fabricantes que se destacam no fornecimento de rolamentos:
Apesar do alto padrão que rege os modelos de fabricação, os rolamentos, como qualquer produto industrial, estão sujeitos a falhas. Estatisticamente, as principais causas identificadas são as seguintes:
O que não sabemos é: das falhas identificadas, quantas se devem à utilização de rolamentos falsificados? Um rolamento falsificado não possui a qualidade e a normalização de um rolamento original. As condições técnicas, tais como folga interna, carga, tolerâncias e limites de velocidade e temperatura se alteram completamente, o que implica na redução de sua vida útil.
Esse é um problema crônico que os grandes fabricantes, como SKF, NSK e Schaeffler, vêm enfrentando. No ano de 2021, houve grandes apreensões de rolamentos no Brasil, como a que ocorreu no estado de São Paulo pela Receita Federal de Santos. Na ocasião, foram retidos 4.500 kg de rolamentos falsificados, que seriam destinados ao setor automotivo e ao setor industrial.
Mais recentemente, no dia 3 de maio de 2022, a Alfândega da Receita Federal, em nova apreensão, reteve quase 20 toneladas de rolamentos falsificados. O valor total do material, que chegou ao país através de containers de navios vindos da China, soma mais de 15 milhões de reais. Especialistas da ADIRPI, Associados Distribuidores e Importadores de Rolamentos e Peças Industriais, afirmam que cerca de 20% dos rolamentos comercializados no Brasil são falsificados; a Receita Federal afirma que este número pode ser ainda maior. Essas peças trazem um grande risco para operações devido a paradas inesperadas, dada a qualidade imprevisível de seus componentes, o que pode causar acidentes na indústria ou no transporte de pessoas.
IDENTIFICANDO UM ROLAMENTO FALSIFICADO
A aplicação de um rolamento falsificado pode afetar a segurança operacional de um equipamento ou instalação e, por consequência, gerar danos à segurança das pessoas.
Para atingir a máxima vida útil de um rolamento, é preciso atentar-se a alguns fatores, como os métodos de montagem, lubrificação, inspeção, operação e, consequentemente, a qualidade do rolamento. Pouco adiantam as melhores práticas se o rolamento é falsificado, sem os requisitos mínimos de qualidade.
Isso nos leva à questão: como identificar um rolamento falsificado?
Verificar a procedência do rolamento antes de iniciar a montagem deve ser uma tarefa obrigatória no planejamento geral da atividade. Para não gerar impacto na execução, esta tarefa de verificação deverá ser realizada na etapa anterior, a de preparação.
Abaixo, mostraremos quatro formas práticas de evitar a aquisição de um rolamento falsificado:
1. Comprar somente através de distribuidores autorizados
Adquirindo rolamentos de distribuidores autorizados, as chances de adquirir um item falsificado se reduzem drasticamente.
Geralmente, o setor de compras é responsável por todo o processo de aquisição, e muitas vezes visa a redução de custos. Por isso, os profissionais da manutenção devem estreitar a relação com o time de vendas e conscientizá-los da relação custo-benefício, pois nem sempre o menor custo é o melhor, e, como diz o ditado: o barato pode sair caro.
Através da internet, é muito fácil achar várias redes de distribuidores autorizados. Os próprios fabricantes, dentro dos seus aplicativos e sites, oferecem a oportunidade de pesquisa de pontos credenciados dentro do raio de localização dos consumidores.
2. Inspecionar minuciosamente
Por maior que seja a semelhança com modelos originais, a pirataria deixa rastro. Um adesivo mal feito, uma impressão mal acabada, uma tipagem no rolamento mal executada. Todos esses pontos devem ser observados com atenção, e a qualquer sinal de inconformidade, deve-se entrar em contato com o fornecedor.
Abaixo, temos um exemplo referente a uma tipagem. Na primeira imagem, podemos ver a tipagem padrão da Schaeffler para os rolamentos FAG; já na segunda imagem, podemos ver um suposto rolamento da FAG, com uma tipagem muito suspeita, descentralizada e fora do padrão.
Outro fator importante que deve ser inspecionado e pode ajudar na investigação é a avaliação da folga inicial do rolamento, que, quando está fora da especificação, é um forte indício de irregularidade.
3. Usar a tecnologia a seu favor
Atualmente, quase todos os grandes fabricantes de rolamentos possuem aplicativos que podem ajudar os profissionais de manutenção na tarefa de identificar rolamentos falsificados. O usuário loga e fornece algumas informações, fotos da embalagem, das etiquetas, do rolamento e a leitura do código-QR, que pode estar estampado na embalagem ou na própria peça. A solicitação de informações e a forma de notificação ao usuário vai variar de aplicativo para aplicativo, porém todos possuem um interface simples e de fácil navegação.
Após o processamento dessas informações, o aplicativo verifica se o rolamento é original ou não. Abaixo seguem os nomes dos aplicativos de verificação de autenticidade dos principais fabricantes de rolamento, facilmente localizados na loja da Play Store ou App Store:
- SKF – Authenticate 2.0;
- NSK – NSK Verify;
- Schaeffler – OriginCheck;
- NTN – NTN Authentic Bear.
4. Pesquisar e atualizar os conhecimentos
Para obter o preparo necessário e identificar possíveis falhas, falsificações, e construir justificativas técnicas plausíveis para a escolha de fornecedores, investir em conhecimento é indispensável.
O Portal da Inspeção, em parceria com o William Almeida, da Girus Acionamento, possuem um curso completo, que distribui amplo conhecimento e domínio nas etapas de especificação, montagem e desmontagem, cálculo de vida útil e análise de falha em rolamentos. Todo o conteúdo do curso é ministrado de forma prática, trazendo a realidade do campo para sala de aula com exemplos do dia a dia da manutenção, o que ajuda na solução dos problemas crônicos que os técnicos vivenciam.
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O que fazer ao identificar um rolamento falsificado?
Digamos que, à frente de uma montagem, detecta-se que o rolamento é falsificado. O que fazer?
Não se deve concluir a montagem, mas informar ao gestor a situação e posteriormente notificar o fornecedor. Todas as partes envolvidas nesta atividade devem ficar cientes da situação para que a decisão possa ser tomada em consenso. Deve-se evitar a responsabilidade de montar um rolamento falsificado.
Marcas desconhecidas
Em caso de falta de informações sobre a marca, deve-se pesquisar mais a respeito da fabricante, se é confiável e se tem sucesso comprovado em casos de aplicações semelhantes.
Existem muitos fabricantes de rolamentos que possuem ótimos produtos, porém não são tão conhecidos no Brasil, como é o caso da marca espanhola NBI.
Depoimento de profissionais da área
Em depoimento, Walison Reniê e Renadson Amorim, co-fundadores do Portal da Inspeção, relataram uma experiência que tiveram em uma visita técnica:
“Certa vez, realizamos uma visita técnica a uma pequena empresa de usinagem, caldeiraria e pequenas reformas. Na época, eles prestavam alguns serviços de recuperação de conjuntos mecânicos, pelos quais nós éramos responsáveis.
Durante a visita, o diretor técnico dessa empresa nos falou que toda semana recebia visitas de algumas pessoas com a intenção de comprar os rolamentos danificados que foram substituídos durante as reformas.
Aqui está um ponto-chave da pirataria. Apesar de muitos rolamentos serem produzidos em fábricas paralelas, há um grande volume de rolamentos falsificados através de recondicionamento, que são coletados em ferro velho, de empresas como mencionei, e passam por um processo de limpeza e ajustes, sem nenhuma avaliação técnica, e são colocados no mercado novamente.
Uma forma de evitar que isso aconteça é realizar o corte da pista interna e externa antes de descartar o rolamento que você substituiu. Fazendo isso, você vai reduzir drasticamente a chance de esse rolamento ser recondicionado e recolocado no mercado.”
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