Qual a função de um rolamento?
O rolamento é um componente que faz com que haja movimento rotativo entre dois ou mais elementos. Sua função principal é reduzir o atrito do deslizamento entre as superfícies de contato, como eixos, polias ou mananciais de rolamento, por exemplo.
Para se fabricar um rolamento é utilizado materiais de alta resistência, como aço combinado com crómio ou aço inox. Ele é classificado como um componente de transmissão mecânica e é utilizado em uma vasta gama de aplicações.
Mas afinal, qual a função de um rolamento?
A função do rolamento é reduzir o atrito entre as partes móveis de uma máquina. Em outras palavras, ele transmite uma ação de rotação entre um eixo e outros elementos. Em sua maioria, eles são constituídos em um anel interno, um anel externo, vários corpos rolantes (esferas ou rolos) e uma gaiola.
Os rolamentos suportam cargas axiais ou radiais, diminuindo o esforço ou força de movimento em um componente. Eles são usados em várias situações, estando entre os elementos mais utilizados na fabricação de produtos, máquinas e ferramentas.
É possível ver, portanto, rolamentos para uso automotivo, como em:
- Rolamento do alternador;
- Rolamento de roda;
- Rolamento de caixa de direção;
- Rolamento da embreagem.
Em uso industrial é possível ver rolamentos principalmente em:
- Máquinas;
- Motores;
- Ferramentas.
E para uso esportivo é visto em:
- Bicicleta;
- Skate.
Qual o tipo de rolamento mais utilizado?
Os rolamentos de esferas são os mais utilizados no mercado. Eles são mais comuns em aplicações para suportar cargas axiais e radiais. Os principais tipos são os rígidos de esferas, radial, axial e de contato angular.
Mais utilizados em aplicações industriais e automotivas, os rolamentos de esferas são modelos que suportam uma exigência maior no que se refere a aplicação e desempenho. Alguns deles conseguem suportar cargas muito elevadas e operar em ambientes com umidade, já que possui agentes que combatem a corrosão do seu próprio material.
Tipos de rolamentos
Os tipos de rolamentos mais utilizados no mercado, de uma forma geral estão:
- Rolamentos Axiais;
- Rolamentos Radiais;
- rolamento de esferas;
- rolamento de rolo;
- rolamentos autocompensadores.
Para saber tudo sobre cada tipo e conhecer mais leia nosso artigo sobre tipos de rolamento.
Como escolher o rolamento?
Existem alguns quesitos a serem considerados quando se vai escolher um tipo de rolamento para ser manuseado. São eles:
- Cargas atuantes (axial ou radial);
- Velocidade de funcionando;
- Temperatura de trabalho;
- Espaço disponível;
- Folga interna;
- Atrito;
- Alinhamento e desalinhamento do eixo;
- Tipo de precisão.
Há, atualmente no mercado, rolamentos específicos para determinados tipos de aplicações. Quando se sabe quais são elas, o grau de assertividade na escolha é muito maior, trazendo, assim, mas performance e o resultado desejado.
Assim, é importante se ter em mente a origem da procedência do rolamento que foi adquirido. Existem várias falsificações no mercado que comprometes a garantia e durabilidade de determinado equipamento. Por isso, não é recomendado comprar tal elemento de um distribuidor que não seja certificado ou autorizado pelo fabricante.
Lubrificante
É gigante a importância do lubrificante para um rolamento. Em muitos casos, é preciso providenciar vedadores para prevenir o seu vazamento ou o contato com as impurezas que ficam impregnadas.
Portanto, para que um rolamento trabalhe da maneira adequada, é preciso que o mesmo esteja devidamente lubrificado. Assim, evita-se o contato metálico direto entre os corpos rolantes, gaiolas e pistas. O lubrificante também é importante para prevenir desgastes e proteger o material de qualquer tipo de corrosão.
No mercado, existe uma variedade de graxa e óleos para a lubrificação de rolamento. Escolher um lubrificante depende basicamente das condições de operação e tipo de ambiente da aplicação. Por exemplo: velocidade e temperatura de trabalho.
Manutenção
A manutenção do rolamento é fundamental para manter uma boa performance do material e garantir uma maior vida útil do elemento. Um defeito inesperado pode comprometer a produtividade de um dia inteiro de trabalho.
No caso do rolamento, o ideal é que se faça a manutenção preditiva, pois tem um maior apelo para a prevenção de danos e previsibilidade de falhas. Na indústria, por exemplo, ela é um método que possui a finalidade de indicar as condições reais de funcionamento das máquinas de acordo com a base de dados da empresa que informa o seu processo de degradação ou desgaste do material.