MRO: O que é? Por que as indústrias devem fazer sua gestão?

Se você trabalha no setor de manutenção ou compras de uma indústria, já deve ter ouvido falar sobre MRO, que significa Manutenção, Reparo e Operações. Gerenciar essas atividades e os estoques de materiais é fundamental para manter a produtividade e eficiência das operações industriais.

No entanto, a gestão do MRO pode ser desafiadora, especialmente para empresas com grande quantidade de equipamentos e instalações. 

Neste artigo, explicamos em detalhes a importância do MRO e daremos dicas e soluções para tornar sua gestão mais eficiente e reduzir custos.

O que significa a sigla MRO?

A sigla MRO significa Manutenção, Reparo e Operações, indica a finalidade de todos os tipos de materiais necessários para o funcionamento de uma indústria ou empresa.

O que é MRO na manutenção?

Sendo assim, o MRO pode ser considerado uma metodologia para classificar os componentes, ferramentas e materiais necessários para manter o funcionamento de uma empresa.

A finalidade dessa classificação é garantir que todos os itens de manutenção sejam contemplados, desde os necessários para linha de produção até os secundários, como produtos de limpeza.

O que é MRO para as indústrias?

O MRO é muito importante para as indústrias, pois determina a etapa de gestão de materiais que vai desde a compra, armazenamento e uso nos processos.

Por exemplo, os equipamentos da linha de produção precisam de peças de reposição, enquanto que os escritórios dos gestores precisam de papel, toner para impressoras, etc.

O que são produtos de MRO?

Esses produtos incluem uma ampla variedade de itens, desde ferramentas, equipamentos de segurança e produtos para limpeza, até peças sobressalentes, parafusos, lubrificantes e materiais elétricos. 

Em outras palavras, os produtos de MRO são todos aqueles necessários para manter uma operação industrial em pleno funcionamento.

Para deixar ainda mais claro, veja a seguir quais produtos se encaixam em cada categoria.

Manutenção

Nessa categoria estão os materiais que dão suporte ao funcionamento da fábrica, mas que não estão relacionados à sua atividade principal. Alguns exemplos são materiais de limpeza e de escritório. 

Reparos

Estes itens se referem aqueles necessários para realizar a manutenção corretiva dos equipamentos da indústria. Alguns exemplos são parafusos, porcas e eletrodos de solda.

Operação

Os materiais desta categoria são aqueles fundamentais para o processo de produção da empresa, como EPIs e insumos para fabricação.

O que é gestão de MRO?

A gestão de MRO é o processo de planejamento, controle e organização dos materiais de uma empresa

Esse processo inclui desde a identificação dos materiais necessários até a sua aquisição, armazenamento e distribuição, levando em consideração fatores como prazo de entrega, qualidade, custo e demanda. 

A gestão adequada do MRO permite que a empresa tenha os materiais necessários sempre à disposição, evitando paradas não programadas na produção, reduzindo custos com estoques desnecessários e garantindo a segurança dos colaboradores e equipamentos.

Vantagens no uso de gestão de MRO nas indústrias

A gestão de MRO traz como principais vantagens para as indústrias:

Redução de custos

A redução de custos ocorre devido ao controle mais preciso das compras e estoques de materiais de manutenção, reparo e operação

Com uma gestão adequada, é possível evitar compras desnecessárias e o acúmulo de estoques excessivos, o que resulta em redução de custos de armazenagem e eliminação de itens obsoletos.

Além disso, a gestão de MRO permite um melhor controle dos custos de manutenção, com a identificação de peças que podem ser reutilizadas, redução de retrabalhos e aumento da vida útil dos equipamentos.

Otimização de processos

Já a otimização de processos ocorre devido ao aumento da disponibilidade dos materiais necessários para a rotina de produção. Com uma gestão eficiente, é possível identificar e resolver antecipadamente possíveis falhas em equipamentos, evitando a parada não programada da produção. 

A gestão de MRO também permite um melhor controle dos prazos de entrega de materiais, garantindo que os materiais necessários estejam sempre disponíveis quando precisarem ser utilizados.

Como aplicar a gestão de MRO

Para realizar o processo de gestão de produtos de  MRO na indústria, são sugeridos os seguintes passos:

  1. Identifique os materiais necessários para manutenção, reparo e operação da sua empresa: faça um levantamento detalhado dos materiais que a empresa precisa para manter sua produção. Identifique itens de limpeza, peças sobressalentes, ferramentas e equipamentos;
  2. Classifique os materiais em categorias: organize os materiais em categorias de acordo com sua finalidade, separando-os em materiais de manutenção, reparo e operação;
  3. Defina o nível de estoque: avalie o consumo médio mensal de cada item e defina um nível mínimo e máximo de estoque. Nesta etapa considere o prazo de entrega dos fornecedores;
  4. Estabeleça um processo de compras: identifique os fornecedores confiáveis para cada categoria de produtos de MRO e estabeleça um processo de compras que permita a aquisição dos materiais necessários no prazo adequado e pelo melhor custo-benefício;
  5. Implemente um sistema de armazenamento: organize o armazenamento dos materiais de acordo com sua categoria. Também deve-se considerar fatores como peso, restrições de umidade e calor (principalmente em itens de borracha), volume e frequência de consumo. 
  6. Controle os materiais em uso: monitore os equipamentos e identifique as falhas ainda nos estágios iniciais (manutenção preditiva). Isso, além de evitar que ocorra uma parada não programada na fábrica, vai diminuir a necessidade de manter estoques altos de peças sobressalentes;
  7. Registre e avalie os resultados: registre todas as atividades de gestão de MRO e avalie os resultados obtidos, buscando sempre aprimorar o processo e alcançar melhores resultados.

MRO e MRP: quais as diferenças?

MRP (Material Requirement Planning) é um sistema de gestão de inventário que tem como objetivo principal garantir que os materiais necessários para a produção estejam disponíveis no momento certo e na quantidade correta.

Ou seja, enquanto o MRO pode ser definido como um método de classificação de materiais que auxilia na gestão de estoques, o MRP é o tipo de software usado nessa gestão de materiais. 

Soluções para gestão de MRO na JW Engenharia

A gestão de produtos de MRO é fundamental para manter uma operação industrial em pleno funcionamento. 

Ao gerenciar de forma adequada os materiais necessários para manutenção, reparo e operação, é possível garantir a disponibilidade dos materiais, reduzir custos, otimizar os processos de manutenção e reparo e, consequentemente, aumentar a produtividade da empresa. 

A JW Engenharia entende a importância da gestão de MRO e oferece uma ampla gama de produtos para manutenção industrial, incluindo bandagens para reparo de tubulações, equipamentos de segurança, entre outros. 

Se você busca por soluções eficientes em manutenção industrial, entre em contato com a JW Engenharia e saiba como podemos ajudá-lo a otimizar a sua operação.

Compartilhe essa publicação!

Nos siga nas redes sociais

Principais Produtos

Artigos mais populares

Baixe nossos Catálogos

Conheça nosso canal no Youtube

Aplicação de Bandagem Industrial TAPEGLASS - Reparo em vazamento de tubulação PEAD de 6" (realizado em 3 minutos).

Reproduzir vídeo sobre reparo rápido definitivo feito com bandagem industrial tapeglass

Comparativo do desempenho Nord-Lock com vários tipos de arruelas em teste Junker de Vibração.

Reproduzir vídeo sobre gráfico do teste junker em arruelas nord lock