Afinal o que é manta isolante elétrica e como ela funciona? A utilização de um lençol de borracha, no segmento industrial, pode ter várias funções, compreendendo desde vedações em grandes conjuntos e, até mesmo, ser utilizado em contato com a eletricidade, por conta de sua característica isolante.
É válido destacar que para aplicar esse tipo de produto na área da eletricidade deve-se certificar que ele é capaz de suportar a voltagem da rede elétrica, isolando a carga e mantendo os profissionais em segurança.
Sobre esse assunto, questionamos: você sabe o que é manta isolante elétrica e como ela funciona? Não? Então, continue a leitura deste artigo e aprenda. Não perca essa oportunidade.
O que é uma manta isolante elétrica?
A manta isolante elétrica nada mais é do que um lençol de borracha isolante elétrico. Esse material é de utilização obrigatória por profissionais que estarão em contato com redes de eletricidade. A sua correta aplicação nos postos de trabalho garante a segurança necessária para que o trabalhador fique devidamente protegido contra descargas elétricas, evitando acidentes e maiores problemas.
Para que serve a manta isolante elétrica?
A manta isolante elétrica pode ser aplicada diretamente na fiação. Dessa forma, a partir do local que o lençol está aplicado, a eletricidade é isolada, não chegando ao local no qual o eletricista está trabalhando.
Outra forma de utilização desta manta se dá por seu posicionamento na parte da rede elétrica que deve ser isolada, permitindo que o eletricista realize o trabalho sem correr riscos de choques elétricos.
Em outras palavras, podemos afirmar que o objetivo principal de se utilizar uma manta isolante elétrica é garantir a proteção dos profissionais, evitando acidentes pelo contato com a rede elétrica.
Contudo, os profissionais precisam prestar atenção em alguns pontos. Em primeiro lugar, é fundamental certificar que a manta isolante elétrica a ser utilizada segue as normas de regulamentação internacional ASTM e a NR-10.
Outro ponto importante é certificar que a manta isolante elétrica seja suficiente para a tensão da rede elétrica, evitando sobrecargas que colocarão os profissionais em risco.
Por fim, mas não menos importante, os eletricistas devem estar cientes que a utilização de uma manta isolante elétrica não descarta o uso de outros EPIs (Equipamentos de Proteção Individual), como luvas de alta tensão, uniformes, botinas isolantes, entre outros
Quais os tipos existentes e suas aplicações na indústria?
Existem diversos tipos de mantas isolante elétrica disponíveis no mercado. Cada uma deve ser utilizada para uma tensão específica. Para tanto, é preciso atentar a sua espessura. Veja mais:
Espessura da manta isolante elétrica
- Espessuras de 1,6 mm – 2,5 mm → Classe 0;
- Espessuras de 2,6 mm – 3,6 mm → Classe 1;
- Espessuras de 2,8 mm – 3,8 mm → Classe 2;
- Espessuras de 3,0 mm – 4,0 mm → Classe 3;
- Espessuras de 3,2 mm – 4,3 mm → Classe 4;
Cada classe destacada acima representa uma tensão máxima suportada pelo material. Então, temos:
- Classe 0: tensão 1,0 kV
- Classe 1: tensão 7,5 kV;
- Classe 2: tensão 17,0 kV
- Classe 3: tensão 25,5 kV
- Classe 4: tensão 36,0 kV
Existem outras características presentes em uma manta isolante elétrica, como mantas que exigem o uso de fixadores ou mantas que dispensam os fixadores, mantas com ou sem velcro para fixação autônoma, e outros pontos. Além disso, devemos prestar atenção em seu armazenamento e na vida útil do produto, garantindo o melhor custo benefício possível para seu negócio. Buscamos, ao longo deste artigo, explicar o que é manta isolante elétrica e qual é o seu funcionamento.
Cuidados com a manta isolante
Mediante a detecção de cortes, furos, inchaço, queimaduras, abrasão ou contaminação, é necessário que a manta isolante para eletricidade seja descartada e substituída. Caso tenha ocorrido contato da manta com produtos químicos à base de petróleo, como por exemplo, gasolina e óleos, limpe-a imediatamente com sabão neutro. Desse modo, caso tenha ocorrido exposição aos produtos químicos citados, faz-se necessária a supervisão imediata, para garantir que a manta de borracha não sofreu nenhum dano.
Além disso, todos os equipamentos e dispositivos de isolamento elétrico destinados ao trabalho em alta tensão devem ser anualmente submetidos a inspeções, testes ou ensaios elétricos que certifiquem sua capacidade de uso. E por último, após o uso é necessário que a manta de borracha isolante seja lavada com sabão neutro, enxaguar depois com água limpa em abundância e deixar secar ao ar livre. É permitido acelerar a secagem da manta com o uso de ventiladores.
A JW Engenharia é um fornecedor industrial que atende todo o Brasil, levando produtos de alta tecnologia e soluções técnicas que possam reduzir custos e aumentar a disponibilidade operacional das plantas.
Entre imediatamente em contato com a JW Engenharia pelo WhatsApp ou pelos telefones (31) 3242-1212 | (31) 99189-1052 ou e-mail vendas@jweng.com.br.