Qual grampo devo escolher para a emenda da minha correia transportadora?

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Qual grampo devo escolher para a emenda da minha correia transportadora? A escolha do grampo ou fixador para correia transportadora é uma das etapas mais importantes na hora de efetuar a emenda da sua correia transportadora.

O uso de um grampo inadequado pode levar a um desgaste prematuro da emenda ou até mesmo a uma falha catastrófica, que podem levar a um maior tempo de inatividade do transportador e causar problemas e preocupações com a segurança no trabalho.

Lembrando que O Brasil é um dos países com mais acidentes de trabalho no mundo!

A escolha correta do grampo irá garantir um maior tempo de atividade do seu transportador e bem como aumentar a produtividade da sua operação.
Então, qual modelo de grampo devo escolher para fazer a emenda da minha correia transportadora?

Grampo para Emenda de Correia Transportadora

Os fatores a serem levados em consideração são:

  • Classificação / Tensão da correia;
  • Espessura da correia;
  • Largura da correia transportadora
  • Diâmetros das polias.

Examinando a classificação / tensão da correia

Cada correia é fornecida com uma classificação de tensão da fabricante, que é uma medida da tensão necessária para superar o atrito dos componentes do transportador. Os componentes do transportador considerados nesta classificação consistem no peso do material sendo transportado; o ângulo da correia; e a resistência dos roletes, prancha da saia e outros componentes do sistema. Verifique a classificação da sua correia.

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Cada correia é classificada com sua força operacional (após fatores de segurança) e é classificada em termos de libras por polegada de largura (PIW). Da mesma forma, cada grampo ou fixador mecânico também é classificado em termos de PIW.

E em outras áreas, as correias são classificadas de acordo com a força geral da correia (antes dos fatores de segurança) e são classificadas em termos de quilonewtons por metro (kN / m). Por esse motivo, cada grampo ou fixador também é classificado em termos de k / N / m.

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É importante que a correia transportadora e o grampo sejam operados dentro do alcance de suas capacidades ou que a emenda possa falhar prematuramente.

DETERMINANDO A ESPESSURA DA CORREIA TRANSPORTADORA – O CAMINHO CERTO

Determinar a espessura da correia transportadora parece uma coisa bastante simples. Ao comprar a sua correia você já sabe a espessura, correto? Talvez sim, talvez não. Se a correia for nova, você deve saber certamente a medida, mas se não for, precisará levar alguns fatores em consideração.

Estratégia de Manutenção Preventiva

espessura da correia

A dica é, calcular a correia no ponto em que a emenda será instalada. À medida que a correia é utilizada e posta para funcionar, ela entra em contato com qualquer tipo de itens, polias, roldanas, defasagens e o material que está sendo transportado. O contato com esses itens vai desgastando tanto a parte superior e inferior da sua correia. É por isso que é importante conhecer a espessura da correia na área onde a emenda será realizada, pois as correias geralmente não se desgastam uniformemente.

Para determinar a espessura é importante passar a sua correia transportadora, rebaixar os elementos de fixação removendo parte superior da correia. Se você tiver uma parte superior de pelo menos 4,5 mm (3/16\’\’), é recomendável que você deslise a correia. Embora a profundidade de corte possa variar de 1/16\’\’ (1,5 mm) a 3/8\’\’ (10 mm), o desvio médio é de 1/8\’\’ (3 mm), o que é responsável pela espessura do fixador ou do grampo. Lembre-se dessa profundidade ao determinar a espessura da correia, pois será necessário medi-la e subtrair a quantidade de correia que você pretende deslisar.

Cada fixador ou grampo foi projetado para lidar com uma faixa diferente de espessura de correia e é importante que você escolha o fixador ou grampo adequado para essa faixa. Caso contrário, o desgaste prematuro da correia e a falha da emenda tornam-se possibilidades reais em seu sistema.

COMO O DIÂMETRO DA POLIA INFLUENCIA SUA ESCOLHA

Tamanho da polia

Este é o fator a ser levado em consideração ao escolher um fixador ou grampo, o diâmetro da polia. A questão aqui é: qual polia? Bom, você pode começar observando todos os diâmetros das polias no seu sistema, onde a correia envolve pelo menos 90 graus. Escolha a menor polia que envolva 90 graus ou mais. Se você tiver uma polia de asa autolimpante, leve em consideração uma dimensão de diâmetro 25% maior.

Como calcular e quais materiais devo utilizar para fazer uma emenda de correia a frio?

O diâmetro da polia é parte integrante da decisão entre os dois tipos diferentes de fixador ou grampo – chapa sólida e o estilo articulado.


Os prendedores de dobradiças, por exemplo, são mais populares para diâmetros de polias menores, devido à sua capacidade de dobrar em torno de uma curva mais apertada no sistema. Quando qualquer um dos estilos é apropriado para sua correia e polias, os estilos de chapa sólida são preferidos para uma vida útil mais longa e para evitar peneirar. Os fixadores e grampos articulados são preferidos em polias de menor diâmetro, transportadores portáteis e em qualquer situação em que o comprimento da correia possa ser ajustado.

Aprenda como fazer uma emenda de correia a Frio

USANDO SEUS CÁLCULOS

Levando em consideração todos os fatores, terá as informações necessárias para encontrar o fixador ou grampo certo para o seu sistema.

Como escolher o tamanho do grampo fera (ou grampo farpa)?

Existe uma família de grampos para emenda de correias transportadoras que são bastante conhecidos, os grampos fera ou grampos farpa. São produtos utilizados de forma ampla em setores diversos para o uso em uniões seladas em correias transportadoras. É um produto essencial utilizado para realizar as emendas que exigem uma alta resistência. 

Outra característica que faz dos grampos para emenda de correias transportadoras tão procurados e utilizados é que as porcas e parafusos desses grampos possuem alta resistência, e seu material de confecção é aço, sendo um produto de fácil montagem, com segurança. 

Os grampos para emenda de correias transportadoras podem ser encontrados em diversos tamanhos e modelos.

O grampo fera ou grampo farpa é o grampo utilizado para a emenda de correias transportadoras, comumente empregado em uniões seladas em correias transportadoras  e elevadoras. 

Esse tipo de grampo também é muito utilizado em emendas de alta resistência, em reparos de lascas nas correias, rasgos longitudinais e, também, para reparar furos em correias que realizam o transporte de minérios (cimento, carvão, areia, pedra britada, sal, trigo, entre outros). 

Então, você deve estar se perguntando como definir o tamanho do grampo fera ou grampo farpa. O tamanho ideal do grampo deve ser determinado de acordo com a espessura da correia transportadora, como pode ser visto na tabela 1, a seguir:

Tamanho grampo fera ou grampo farpa
Tabela 1: Seleção do tamanho do grampo apropriado

É importante observar que se os extremos das faixas de utilização do grampo não se sobreporem será possível, em alguns casos, a aplicação de de dois tamanhos de grampos fera para uma mesma espessura de correia transportadora. Quando isso ocorre, o ideal é optar pelo menor tamanho, desde que a correia transportadora não esteja sujeita a altas tensões ou a cargas elevadas. 

Outro ponto que merece atenção especial são os diâmetros das polias. É fundamental verificar se essas dimensões satisfazem o mínimo recomendado e, também, se a tensão da correia não ultrapassa o máximo especificado, conforme exposto na Tabela 1.

A quantidade de grampos necessária, por sua vez, deve ser determinada em função do tamanho do grampo e em função da largura da correia, conforme Tabela 2.

Tabela largura da correia
Tabela 2: Quantidade de grampos necessários

Como instalar um grampo fera (ou grampo farpa)?

Grampo para emenda de correia transportadora

Para realizar a instalação do grampo fera (ou grampo farpa) é preciso contar com a ajuda de algumas ferramentas, como:

  • chave para aperto pneumática;
  • chave para aperto manual;
  • vazador manual;
  • vazador pneumático;
  • quebra-parafusos;
  • gabarito de perfuração;
  • alinhador;

É importante frisar que o gabarito de perfuração é essencial para a realização de emendas bem fechadas. Esses gabaritos são fornecidos em comprimentos padrão, capazes de cobrir quaisquer larguras de correias. A encomenda do gabarito deve indicar o tamanho do grampo e a largura da correia. 

Para realizar a instalação é preciso seguir alguns passos:

  1. Corte as extremidades da correia perpendiculares às bordas e chanfre os cantos;
  2. Utilizando uma base de maneira, alinhe as duas extremidades da correia, uma contra a outra, utilizando os encostos centralizadores do centro do gabarito, deixando as extremidades da correia com a mesma dimensão;
  3. Após isso, fixe com pregos o conjunto gabarito-correia, por meio dos furos do próprio gabarito. O ideal é dobrar os pregos em direção às bordas adjacentes do gabarito, evitando que ele levante da superfície da correia;
  4. Faça os furos com o vazador da Fera Farpa e remova o gabarito;
  5. Introduza de baixo para cima, nos furos da correia, a chapa inferior do Grampo farpa, com os parafusos;
  6. Com auxílio do gabarito de aplicação grampo fera farpa, obtenha uma melhor emenda, usando os dentes do gabarito para facilitar o alinhamento dos parafusos proporcionando um encaixe rápido da chapa superior do grampo;
  7. coloque a chapa superior do grampo com o auxílio do alinhador e rosqueie as porcas nos parafusos;
  8. Agora, aperte as porcas com a Chave Especial Fera Farpa, dando um leve e progressivo aperto, até que todos os grampos estejam aplicados e firmes;
  9. O próximo passo é utilizar um bloco de aço, com comprimento suficiente para cobrar três ou quatro grampos e que tenha largura que permita posicioná-lo entre as porcas, mas sem atingi-las. Coloque o bloco na posição sugerida e martele sobre sua superfície, de forma que o grampo penetre bem na correia. Por fim, reaperte as porcas, de forma que as chapas fiquem completamente alojadas de maneira uniforme na correia. 
  10. O momento exige que se quebrem as pontas dos parafusos, utilizando simultaneamente dois quebra-parafusos, movimentando-os sem sentidos contrários na direção do comprimento da correia

Caso seja necessário realizar a remoção de grampos que, eventualmente, foram danificados pelo uso deve-se colocar uma placa de aço por baixo da emenda, quebrando as porcas na região das fendas e cortando-as com uma talhadeira. A partir de então, deve-se colocar fora os parafusos, soltando a chapa superior e, em seguida, a chapa inferior. O próximo passo é aplicar um novo grampo, como explicado nas instruções de instalação.

Como inspecionar a emenda de correia realizada?

A utilização de emendas em correias transportadoras é uma maneira interessante de economizar e continuar com sua operação em pleno funcionamento. Contudo, para garantir que não ocorram problemas que possam paralisar toda a produção é fundamental inspecionar as emendas periodicamente. 

O processo de inspeção de emendas não é complicado, mas como já ressaltado é de fundamental importância para sua operação. Assim sendo, o ideal é que esta atividade, assim como a manutenção preventiva, seja designada a um grupo específico de profissionais. 

Esses buscarão identificar, de forma eficiente, avarias e outros problemas, que possam impactar na realização dos trabalhos. Itens como rasgões, desgaste na correia, raspadores sem funcionar, rolos travados, vazamento de materiais, devem ser observados.

Ao identificar um desses pontos, basta verificar o motivo de sua ocorrência, bem como sua localização, possibilitando a correção e garantindo que a operação de toda a fábrica ocorra sem maiores problemas.

Caso o problema identificado seja um grampo que, eventualmente, foi danificado o procedimento a ser realizado consiste na colocação de uma placa de aço por baixo da emenda, quebrando as porcas e cortando-as com uma talhadeira. Assim, deve-se colocar os parafusos, soltando a chapa superior e a inferior. O próximo passo se dá pela aplicação de um novo grampo, seguindo as devidas instruções

Não podemos deixar de mencionar que devemos utilizar os grampos corretos para a realização das emendas. O uso de um grampo inadequado pode ocasionar um desgaste prematuro ou, até mesmo, uma falha catastrófica, levando as máquinas a um tempo de inatividade indesejado. 

Por fim, mas não menos importante, é preciso deixar claro que a correção dos problemas detectados é fundamental para prevenir grandes defeitos, que podem gerar perdas de efetividade e paralisações de toda a fábrica.E aí, gostou do nosso artigo? O que achou de nossas informações sobre qual grampo escolher para emenda de correia transportadora? Saiba que a JW Engenharia comercializa, dentre outros produtos, os grampos fera (ou grampo farpa). Ficou interessado? Então, faça um orçamento!

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