Correia Transportadora ST 8000

Você já ouviu falar da ST8000? Ela é a Correia Transportadora de maior tensão em operação no Brasil. Em 2020 teve uma aquisição com um valor estimativo de R$42.8 milhões. Para conhecer mais leia esse material produzido pela JW Engenharia.

O que é a ST8000?

A ST8000 é a correia transportadora de maior tensão em operação no Brasil, com 12mm cobertura superior x 10mm cobertura inferior e um comprimento de 9.300 metros, além de ter 36 emendas na correia.

A correia tem um peso de 150,45 Kg por metro sendo assim no total da correia 1.395.000 Kg (o peso de 1.268 carros populares 86 cabos de 14 mm de diâmetro, total de 799KM de comprimento).

 

Quanto Custa a ST8000?

Correia transportadora de maior tensão em operação no Brasil, a ST 8000, esta instalada no município de Canaã dos Carajás, no sudeste do Pará, tem valor estimado de R$42.882.300,00 e peso total de 1.395.000 Kg – equivalente a 1.268 carros populares (contas feitas com base na cotação do dólar no ano vigente e mês de divulgação dos valores – abril de 2020).

Esses números foram apresentados por Rafael Junqueira (Supervisor de Vendas – Martin Engenharia) e William Valladão (Gerente de Desenvolvimento de Negócios – Martin Engenharia) durante o Webinar Martin, realizado em abril de 2020.

No evento, que teve o tema Como aumentar a vida útil da sua correia?, os profissionais apresentaram diversas curiosidades sobre a ST 8000, correia transportadora de 9.300 metros de comprimento.

Segundo eles, o item utilizado no projeto S11D, da VALE, tem um valor por metro aproximado de USD 870.00, somando assim um valor total de USD 8.091.000,00 = R$42.882.300,00 (de acordo com a cotação do dólar naquele momento, abril de 2020).

Figura 1 – Transporte aéreo de uma Correia ST 8000 (Imagem: Reprodução / Linkedin – Continental Industry)

Eles também revelam que a ST 8000 é a segunda correia transportadora de maior união de ruptura em operação no mundo.

Ficando apenas atrás da Flexsteel ST 10.000 em comissionamento, que está localizada em Chuquicamata, no Chile, propriedade da empresa Codelco.

Saiba quais são as maiores correias transportadoras do mundo!

Figura 2 –  Montagem de emenda na Correia ST8000 (Imagem: Reprodução / Linkedin – Rema TIp Top)

 

Qual o Valor da Emenda da ST 8000?

Na sequência, eles detalham que a Correia ST 8000 possui 36 emendas, sendo cada uma com custo médio de R$ 300.000,00, dando assim um valor total em emendas de R$ 10.800 milhões (uma vez que: 36 x R$ 300.000,00 = R$ 10.800.000,00). Portanto quando ocorrer uma troca da correia, soma-se a outros gastos, os valores chegam ao montante de 53 milhões de reais.

Por fim, o supervisor e o gerente explicam que a correia transportadora possui 86 cabos de 14 mm de diâmetro, o que dá um total de 799KM de comprimento (valor que daria para construir uma tirolesa da S11D, localizada em Canaã dos Carajás, no sudeste do estado, até à capital, em Belém do Pará).

 

Principais Cuidados a se Tomar com uma Correia Transportadora

Falta de Conhecimento sobre as Condições do Material Transportado e Sobrecarga.

É necessário conhecer a temperatura do material transportado para saber suas consequências na correia. Além disso, necessita-se conhecer qual a correia transportadora ideal para cada aplicação dentro do sistema de transporte. Por fim, tomar cuidados com “Camelos” (material entupido no chute) durante a carga e a descarga das correias. Caso contrário podemos ter um desgaste maior que o previsto, causando paralizações e manutenções fora de planejamento.

 

Carregamento do Material Realizado antes de Finalizar a Zona de Transição.

Quando temos um perfil elíptico difícil de se vedar e negligenciarmos ou não conseguirmos fazer essa vedação, como consequência podemos ter materiais presos entre a correia e a vedação lateral, além de, derramamento de material e contaminação de outros equipamentos.

 

Envergamento da Correia ST 8000 (Excesso de Tensão nas Bordas).

Muitas vezes uma redução mal planejada de custos no projeto além de uma distância de transição menor que a indicada pode resultar no envergamento da correia antes do período de manutenção.

 

Usar Diâmetros de Tambor Inapropriados (menor) e sem Proteção.

Para prevenir estragos nas correias é necessário confirmar o diâmetro adequado dos tambores, revestir eles de forma adequada e utilizar a correia certa para o transportador escolhido. Pois, caso não seja usado o tipo ideal de correia e a proteção, podemos ter paralizações constantes com problemas frequentes!

 

Falta de um Suporte Adequado na Zona de Carga da Correia.

Caso tenhamos um suporte não adequado e uma carga excessiva na correia, podemos ter um maior risco de danos na correia por falta de absorção de impacto. Além disso existe um grande risco de perda de material, e ainda pior, ter o material preso entre a correia e a vedação, podendo resultar em paralização.

 

Falta de um Desenho Correto da Calha Guia e do Sistema de Vedação.

Para que tenhamos um bom suporte da correia, temos que ter um conjunto de calha-guia com chapa de desgaste e vedação lateral feitos e colocados de forma adequada. Portanto, caso isso não seja feito e ou tivermos o ângulo de saída do material de forma errada, existe o risco de desalinhamento pela vedação mal ajustada.

 

Falta de um Projeto Eficiente de Ponto de Transferência e Alimentação não Centralizada.

Caso o ponto de transferência e alimentação não tenha sido implementado de maneira adequada, certamente existe o risco de desalinhamento da correia (Cargas e granulometria do material), além do desgaste maior que o comum.

Outro detalhe que podemos citar é a eminência de maior carga sobre a vedação lateral, o que pode danificar o equipamento e diversos pontos!

Falta de Práticas Adequadas de Manuseio e Armazenagem da Correia.

Uma vez que o transporte da correia ou seu manuseio e armazenamento não for feito de maneira adequada, pode causar danos à estrutura da correia gerando desbalanceamento e possivelmente ressecamento da correia. Portanto, o desgaste sofrido pela correia pode fragilizar a carcaça e em decorrência dessa falta de práticas adequadas, pode ocorrer paralizações e manutenções inesperadas.

 

Desalinhamento da Correia e Falta de Sistemas de Alinhadores.

O desalinhamento decorrido da falta de um sistema de alinhadores é extremamente perigoso para o sistema de correias. podemos ter diversos problemas como:

  • Perda de área útil da correia, portanto podendo causar dano à sua largura;
  • Contaminação de outros componentes, que em suma podem levar a outros problemas;
  • Perda de produtividade, decorrido de um alinhamento fora do ideal;
  • Pode causar danos à estrutura do transportador, e portanto gerar risco à segurança;

Desalinhamento de correia transportadora. Porque acontece e como corrigir

Falta de um Sistema de Limpeza Eficiente e Adequado.

A limpeza da correia deve ser feita de maneira frequente e de forma adequada. Portanto quando não feita dentro dos padrões pode ocorrer a contaminação de outros componentes ou o desgaste prematuro da carcaça da correia. Nestes casos, você pode identificar problemas em outras áreas do equipamento ou paralizações inesperadas.

Saiba como manter limpa e segura sua correia transportadora.

Emenda na Correia ST8000
Emenda Sendo Feita na Correia ST 8000

Falta de Procedimento e Qualidade nas Emendas de Correia.

Não fazer uma boa emenda na correia pode gerar diversos problemas, alguns deles são:

  • Ineficiência do Sistema de Limpeza, em suma, se a emenda não for bem feita poderá vazar o material de limpeza;
  • Desalinhamento da correia, como resultado de uma emenda disposta de forma não alinhada a correia;
  • Risco de romper a correia, em resumo, pelo fato de a correia ter grande tensão e temperatura, quando não feita de forma adequada aumenta o risco;

 

Excesso de Tensão na Correia.

O excesso de tensão na correia pode sobrecarregar a estrutura interna da correia causando risco de deformação permanente além do Desalinhamento. Portanto essa deformação pode resultar na necessidade da troca completa do equipamento.

 

Falta de Manutenção Adequada, Preditiva, Preventiva e Corretiva.

Acumular problemas, seja por falta de manutenção ou vistoria preventiva, como resultado, pode desencadear problemas ainda maiores. Logo, se muitos problemas forem ignorados, pode ser necessário a troca completa do equipamento.

 

Identificador de Rasgo Ineficiente

Caso exista um problema no identificador de rasgo, existe uma eminência maior de um rasgo não ser detectado. Portanto, teríamos um rasgo ficando maior, desencadeando em uma parada de produção inesperada com necessidade de um reparo mais caro, além da perda de material devido a este rasgo não identificado.

 

Como Identificar o Momento Ideal de Troca da Correia Transportadora?

Para saber exatamente como estimar a vida útil de uma correia transportadora e determinar sua curva de confiabilidade e risco, acesse nosso artigo sobre este tema.

Por outro lado, você pode também medir a espessura da correia transportadora.

 

Como Aumentar a Vida Útil da Correia?

Outra coisa que pode ajudar, são saber técnicas para estender a vida útil da correia.

 

Gostou do assunto? Acesse nosso conteúdo que trata sobre Correia Transportadora – Histórico e suas características construtivas.

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