O estilete Olfa é uma ferramenta aparentemente simples, mas que pode se transformar em um problema ao ser utilizada para cortar correias transportadoras.
Por maior que seja a qualidade de um estilete, esta ferramenta não foi projetada para cortar este tipo de correia. Por isso, apresentaremos uma alternativa mais segura e eficiente para realizar este serviço: o cortador elétrico de correia transportadora.
Continue lendo para saber como proteger sua equipe e otimizar o processo de corte de correias transportadoras.
O que é o estilete Olfa?
O estilete ou faca Olfa é uma marca de estiletes conhecida por sua alta qualidade. Foi nessa empresa que surgiu o estilete com lâmina destacável em 1956, invenção do fundador da Olfa, Yoshio Okada.
Outra grande novidade desenvolvida pela Olfa, em 1976, foi o desenvolvimento do estilete com cortador rotativo, também conhecido como estilete Olfa circular.
Estilete Olfa vale a pena para uso industrial?
A utilização da faca Olfa em ambientes industriais pode ser considerada, mas é preciso examinar suas limitações com cautela.
A eficácia desta ferramenta depende de vários fatores, como o tipo de material a ser cortado e sua espessura.
No caso de correias transportadoras, até mesmo a forma da trama dos fios em algumas camadas pode tornar o trabalho mais difícil.
Principais tipos de estilete Olfa
Estilete Olfa multiuso
Possui corpo metálico e lâmina de 9 mm, sendo o estilete pioneiro da Olfa que definiu o padrão para lâminas estreitas. Projetado para profissionais que valorizam a segurança no descarte e armazenamento de segmentos de lâmina cega, oferecendo uma solução simples e segura para este fim.
Estilete Olfa heavy duty
O estilete para trabalho pesado apresenta um mecanismo automático de carregamento de lâmina, armazenando até 6 lâminas em seu corpo. Ele também oferece travamento automático para maior praticidade e eficiência.
Estilete Olfa circular
Também conhecido como estilete Olfa com cortador rotativo, este modelo apresenta uma lâmina em formato de disco, permitindo cortes retos e também curvos. Sua lâmina é protegida por uma capa de proteção que garante segurança, além de ser montada de forma a poder ser trocada rapidamente.
Estilete Olfa de segurança
A principal distinção desse modelo é a retração automática da lâmina após o corte ou perda de contato com o material. Possui cabeça de alumínio resistente para maior durabilidade, e a facilidade na substituição da lâmina contribui com sua praticidade.
Riscos de usar estilete ou faca para cortar correia transportadora.
O Brasil é um dos países com o maior número de acidentes de trabalho no mundo. De acordo com dados do Observatório Digital de Saúde e Segurança do Trabalho, nosso país registrou 4,5 milhões de acidentes de trabalho entre 2012 e 2018.
Nesse sentido, é importante destacar que os transportadores de correia são itens onde os profissionais também estão sujeitos a acidentes de trabalho.
Esse ponto é alarmante, principalmente quando leva-se em consideração que as correias transportadoras são equipamentos projetados de acordo com regulamentações e normas específicas, buscando evitar esse tipo de imprevistos.
Veja 4 motivos para não usar um estilete ou faca para cortar correia transportadora.
1. Segurança
Em primeiro lugar, temos que levar em consideração a segurança. O uso de estilete ou faca pode, facilmente, gerar um acidente de trabalho, que pode ter impactos permanentes para a vida do trabalhador.
Um dado alarmante é que 24,9% dos acidentes de trabalho registrados pelo Ministério da Previdência Social são nas mãos e dedos, partes mais vulneráveis do corpo.
Não podemos deixar de mencionar também que é fundamental fornecer aos funcionários os EPIs (Equipamentos de Proteção Individual), que devem estar de acordo com a função desempenhada por cada profissional.
Contudo, no caso do corte de correias transportadoras, deve-se buscar por outras opções, menos arriscadas. Essa é a única maneira de minimizar os riscos de acidentes e outros transtornos na realização desta atividade.
2. Produtividade
Outro ponto que desfavorece a utilização de estilete ou faca para cortar correia transportadora é a produtividade. Existem cortadores elétricos disponíveis no mercado, capazes de realizar o corte num tempo bem menor e, obviamente, com a maior segurança possível.
Esse tipo de equipamento apresenta rolamentos selados que apoiam a correia durante o corte, permitindo ao operador a inserção do cortador na correia com o mínimo de esforço.
Além disso, os cortadores apresentam uma alça lateral, que pode ser montada de qualquer lado, permitindo a operação pelo lado direito ou esquerdo, aumentando ainda mais a segurança.
3. Qualidade
A qualidade do corte também é um motivo para não se utilizar estilete ou faca para a realização do corte em uma correia transportadora. Esses materiais podem gerar cortes não uniformes, danificando a correia e trazendo diversos problemas para sua planta industrial.
Os cortadores elétricos, por sua vez, são equipamentos que possuem uma lâmina de alta velocidade, com angulação dupla permitindo a realização de um corte suave e preciso.
Além disso, o sistema de guia de trilho tem equilíbrio próprio, proporcionando maior estabilidade durante o uso, permitindo cortes retos e precisos.
4. Praticidade
A praticidade também é um motivo que deve ser levado em consideração para se optar por um cortador elétrico, em detrimento de um estilete ou faca. O procedimento a ser executado para a utilização de um cortador elétrico é bem simples, veja:
- avaliar as condições de sua correia transportadora;
- medir sua correia e conferir o tamanho necessário antes de continuar o serviço;
- garantir que a correia está devidamente presa, garantindo a eficácia do corte;
- utilizar o cortador para realizar o procedimento.
Uma vez iniciado o corte, não é preciso parar para conferir se o procedimento está correto ou não. Além disso, não é preciso a utilização de réguas ou outras formas de marcação, para certificar que o corte está reto e com a qualidade esperada.
Não podemos deixar de mencionar que os cortadores apresentam um sistema de proteção da lâmina, evitando acidentes caso o equipamento apresente algum problema.
Ferramenta para cortar uma correia transportadora!
O cortador elétrico de correia transportadora, fabricado pela Flexco, é especificamente projetado para ser uma solução rápida de corte de correia. Seu uso é seguro durante toda a operação.
Os principais benefícios de usar um cortador elétrico de correia transportadora são:
Mais rápido
- Fabricada em aço especial de alta velocidade, a lâmina do cortador elétrico de correia tem angulação dupla para um corte suave e preciso;
- A alça lateral pode ser montada em qualquer lado, para operação pela direita ou pela esquerda.
Mais seguro
- A proteção contra lâmina acionada por mola protege o operador da parte cortante da lâmina;
- Parafuso de olhal montado por cima para fixar o cortador ao compensador da ferramenta;
- A caixa de engrenagens permanentemente selada oferece uma operação de longa duração, sem necessidade de manutenção.
Mais inteligente
- Os rolamentos selados apoiam a correia durante o corte e proporcionam uma inserção praticamente sem atrito do cortador na superfície de corte;
- O sistema de guia de trilho de equilíbrio próprio proporciona maior estabilidade durante o uso para permitir cortes retos e precisos.
Maximize segurança e produtividade com o cortador elétrico Flexco!
Existem empresas no mercado, como a JW Engenharia, que são distribuidoras autorizadas dos melhores cortadores existentes, como é o caso do cortador elétrico da Flexco. Esse cortador é capaz de realizar o procedimento de corte em correias espessas, em correias de PVC e, até mesmo, em correias solid woven.
Vale a pena conhecer esse equipamento, concorda?
Buscamos evidenciar os principais motivos para não usar um estilete ou faca para cortar a correia transportadora. Esperamos que este artigo tenha sido útil para você, pois é muito importante prestar atenção nestes pontos.
Caso tenha achado válido, compartilhe essas informações em suas redes sociais, e mostre para seus amigos a importância de utilizar os materiais corretos para a realização de alguns procedimentos. Contamos com você!