Aprenda a evitar acidentes com os transportadores de correia. A fim de melhorar o desempenho e otimizar o tempo, hoje em dias as indústrias vem adotando as correias transportadoras para transportar quantidades enormes de material com um custo benefício bem mais baixo.
Como uma opção mais segura e de custo benefício mais vantajoso, os transportadores de correia vem ganhando mais força entre as empresas.
Pensando em um ambiente mais produtivo e seguro, os transportadores devem estar sempre em perfeito funcionamento para evitar paradas indesejadas.
Cuidado com os acidentes ao trabalhar com o transportador de correia
Os transportadores de correia também estão sujeitos a acidentes de trabalho, mesmo sendo projetado e seguindo todas as regulamentações próprias para evitar os acidentes. Como o manuseio do transportador é feito por humanos, é natural que uma hora acabe ocorrendo alguma falha de segurança causando algum acidente.
A importância de uma boa emenda
Inspecione o equipamento com um protocolo diário do tipo “Caminhe, olhe e escute”
A manutenção preventiva não precisa demorada muito menos cara, na verdade, uma caminhada diária pelo local é a melhor técnica de verificação das condições do equipamento.
Sendo de fácil percepção alguns pontos como, rebarbas na esteira, gotejamento de óleo e ruídos estranhos podem indicar que tem alguma peça solta ou desgaste de alguma das partes. Manter a operação limpa, segura e fazer um rodízio dos técnicos de manutenção preventiva para evitar o olhar viciado. Devendo sempre observar:
- Ruídos;
- Lixos;
- Equipamentos de segurança;
- Cargas;
- Operadores.
Qual grampo devo escolher para a emenda da minha correia transportadora?
Palavra de ordem, treinamento
Mesmo o foco sendo nas equipes de manutenção preventiva para efetuarem com esmero o serviço de manutenção, é de suma importância que os operadores do sistema também sejam responsáveis pelo gerenciamento do equipamento. O treinamento adequado para os operadores, não apenas garante um melhor uso do sistema transportador mas também aumenta a quantidade de olhos capazes de identificar algum indício de problema, assim podendo evitar que o equipamento sofra uma avaria maior e a parada do sistema.
Cortador Elétrico para Correia Transportadora
É muito importante salientar que não é porque o sistema do transportador de correia estar sempre funcionando signifique que está tudo ok, e sem nenhum problema, o famoso “se não está quebrado, não precisa consertar”.
Mas não é bem assim, sempre é bom conferir prevenindo do que remediando.
Pois algumas técnicas antiquadas ou inadequadas de manutenção podem levar a grande panes no sistema, sendo assim, ignorar algum dos fatores da inspeção pode acarretar em uma falha catastrófica.