Atualizamos nossa lista para 23 livros de manutenção que todos os profissionais de Manutenção precisam ler. Inicialmente, essa lista contava com a indicação de 17 diferentes obras; nesta atualização, adicionamos 6 autores.
O conteúdo foi criado com a participação de diversos profissionais que atuam diretamente na indústria, a partir de indicações no LinkedIn, e certamente vai ajudar você a resolver os principais desafios no setor de manutenção industrial.
Além dos 23 livros de manutenção, indicamos também, ao final deste artigo, um manual e um guia completos tratando sobre transporte de materiais a granel.
Lista dos 23 livros de Manutenção e Gestão de Manutenção Industrial:
-
- A Bíblia do TPM
- A Organização, o Planejamento e o Controle da Manutenção
- Bíblia do RCM
- Confiabilidade e Manutenção Industrial
- Gerenciando a Manutenção Produtiva
- Gerenciando para o Aprendizado
- Gestão da Manutenção orientada a resultados
- Lubrificantes e lubrificação industrial
- Lubrificação Industrial
- Manual de Confiabilidade Mantenabilidade e Disponibilidade
- Manual de Gestão da Manutenção
- Manutenção Centrada na Confiabilidade
- Manutenção Função Estratégica
- Manutenção Lean
- PCM Descomplicado
- PCM: Planejamento e Controle da Manutenção
- Sucesso em Paradas de Manutenção
- Manutenção de Entressafra – Planejamento e Controle
- Gestão de Ativos
- Manutenção Preditiva – Fator de Sucesso na Gestão Empresarial
- Manutenção Industrial – Do estratégico ao operacional
- Manutenção Orientada para Resultados
- Análise e Solução de Falhas em Sistemas Mecânicos
1 – A Bíblia do TPM
Você deseja saber como maximizar a produtividade de sua empresa?
A quinta edição do livro A Bíblia do TPM, do consultor Haroldo Ribeiro, apresenta todas as informações necessárias para que uma empresa consiga implantar o método TPM de maneira sistemática e definitiva, além de exemplos de resultados de sucesso na sua implementação em empresas.
Esse método, prático e efetivo, pode ser empregado de duas diferentes formas: como ferramenta ou como sistema de gestão. É muito eficaz para reduzir falhas e quebras das máquinas, e, consequentemente, defeitos nos produtos e perdas no processo produtivo.
Muito limitada, a edição deste livro de Gestão da Manutenção conta com apenas 150 exemplares. É feita de capa dura e constituída por aproximadamente 600 páginas, detalhando em seu conteúdo os seguintes tópicos:
- Os Fundamentos do TPM;
- O OEE (Eficiência Global do Equipamento);
- As etapas de implantação;
- Os pilares técnicos e os pilares complementares;
- Como diagnosticar o TPM e a Função Manutenção;
- Quais os fatores de fracasso e de sucesso do TPM;
- 20 anexos para ajudar o leitor e a empresa em todas as fases do Programa.
Esse é um dos livros de manutenção mais completos de Haroldo Ribeiro, que foi o primeiro autor brasileiro a falar sobre a metodologia 5S em uma obra nacional.
2 – A Organização, o Planejamento e o Controle da Manutenção
Esse livro é uma verdadeira fonte de conhecimento para os profissionais da área. Nesta obra de enfoque científico, o autor fala sobre planejamento e controle com foco na manutenção. Suas informações são ferramentas de muita utilidade no dia a dia de engenheiros e planejadores.
Com 46 anos de experiência em manutenção, o autor, Gil Branco Filho, é engenheiro eletrônico (UFRJ – 1969), engenheiro elétrico (USU – 1978) e pós-graduado em engenharia econômica (UERJ-1984). Tem especialização em Automatização Naval (Inglaterra – 1970), além de diversos estágios e treinamento em técnicas de gerência de manutenção em várias fábricas no Brasil e no exterior.
3 – Bíblia do RCM
Dividido em nove capítulos, a Bíblia do RCM é um livro de guia completo e definitivo de manutenção, que tem foco na confiabilidade a partir do contexto de indústria 4.0.
A obra é resultado de mais de uma década de trabalho e estudos na área de Gestão da Manutenção Industrial, numa busca pela aplicação das melhores práticas mundiais em empresas de diversos segmentos, portes e culturas.
Num roteiro lógico e didático para a implantação da política de Manutenção Centrada na Confiabilidade, o autor e engenheiro Jhonata Teles discorre sobre diversos assuntos, como por exemplo:
- Evolução e Popularização da Manutenção;
- Estratégias de Manutenção Centrada na Confiabilidade;
- Curva PF;
- Falha Funcional;
- Falha Potencial;
- Tipos de Manutenção;
- Árvore Estrutural de Ativos;
- Definição de Sistemas;
- Ferramenta para Análise de Falhas;
- Processo de Auditoria.
4 – Confiabilidade e Manutenção Industrial
Confiabilidade e Manutenção Industrial é um livro de manutenção industrial que trata sobre Engenharia de Confiabilidade e tem o objetivo de adequar a produção industrial aos padrões do mercado e a normas de qualidade.
Com um referencial teórico focado em processos de melhoria, o grande diferencial dessa obra é tratar sobre confiabilidade a partir do ponto de vista quantitativo, baseado na modelagem estatística de dados, diferente de outros livros de manutenção, que abordam o tema pelo viés qualitativo.
Além disso, o Livro de Flávio Sanson Fogliatto e José Luis Duarte Ribeiro, traz em suas páginas: listas de exercícios ao final da maioria dos capítulos, presentação de aplicativos computacionais por meio de tutoriais e conteúdo sobre gestão da manutenção em ambientes industriais.
5 – Gerenciando a Manutenção Produtiva
Como quinta indicação, Gerenciando a manutenção produtiva é um livro dedicado aos verdadeiros exploradores, que procuram encontrar as “riquezas e tesouros” escondidos que as empresas têm para ofertar.
Na obra, Harilaus G. Xenos busca trazer a gerentes e supervisores o conhecimento necessário para aperfeiçoar o gerenciamento da manutenção. Facilita o entendimento sobre processos de melhorias e gerenciamento da confiabilidade dos equipamentos e, em consequência, como aponta o autor, ajuda a “desenterrar” o que ele descreve dentro do livro como “os verdadeiros tesouros”.
Harilaus também busca auxiliar o leitor na busca por ganhos significativos em segurança, produtividade, qualidade, custo e integridade do meio ambiente.
6 – Gerenciando para o Aprendizado
O livro Gerenciando para o aprendizado, de John Shook, tem a proposta de apresentar soluções para os principais problemas de uma empresa por meio de um sistema de gestão chamado pelo autor de Pensamento A3.
John Shook aponta que “o Pensamento A3 vai contra o antigo e tradicional pensamento empresarial de que o líder (o chefe) decide tudo e resolve os problemas da organização sozinho”. Dessa forma, o autor instiga as pessoas que realizam atividades dentro das organizações a refletirem sobre seus trabalhos e a forma como ele é executado para, a partir disso, buscar possibilidades para solucionar os problemas que encontram no dia a dia.
Em seu desenvolvimento, o livro apresenta o pensamento reflexivo pelo ponto de vista de duas pessoas: Desi Porter, Gerente de Nível Médio da Manufatura ABC, e Ken Sanderson, Gerente da Manufatura ABC. Porter é desafiado por Sanderson a solucionar o problema que eles enfrentam no processo de expansão da fábrica, que ocasionou em um aumento significativo no número de documentos que precisavam ser traduzidos com rapidez e qualidade. Diante desse desafio, Sanderson se torna o professor de Porter, orientando-o na construção de um A3.
7 – Gestão da Manutenção orientada a Resultados
Nossa sétima indicação, o livro Gestão da Manutenção Orientada a Resultados, do engenheiro Robson Ribeiro traz, em leitura fácil e objetiva, experiências que o autor adquiriu durante 15 anos de experiência em atuação no setor industrial por meio do tema gestão da manutenção.
Em versão compacta, porém útil robusta, a obra traz coordenadas básicas para aplicação de uma gestão enxuta e eficaz nos processos de manutenção dentro da indústria, podendo assim ajudar os profissionais em diversas atividades.
8 – Lubrificantes e Lubrificação Industrial
Essa obra de Ronald Carreteiro e Pedro Nelson Belmiro destina-se aos estudiosos, aos engenheiros e a todos os profissionais de manutenção. Preenche uma lacuna na bibliografia nacional sobre óleos lubrificantes, lubrificação automotiva, lubrificação em motores marítimos e ferroviários e aspectos tecnológicos e práticos da lubrificação em geral.
O livro chama atenção para as práticas de reciclagem e o refino de óleos já utilizados, bem como para as técnicas de lubrificação dos principais elementos de máquinas no segmento industrial. Aborda também, de forma ampla e profunda, os aspectos de lubrificação automotiva, formulação e aditivos habitualmente utilizados no dia a dia da manutenção.
9 – Lubrificação Industrial
Com autoria de Paulo Samuel de Almeida, a obra apresenta de forma objetiva e didática os conceitos básicos dos processos de lubrificação e dos lubrificantes.
O livro analisa a origem, a aplicação e a composição química das substâncias que são utilizadas na obtenção dos fluidos lubrificantes, bem como os diversos tipos de lubrificantes desenvolvidos para atender às necessidades das indústrias de manufatura, automotiva, naval e aeronáutica.
De modo geral, a leitura se apresenta como ótima oportunidade para profissionais que estão começando no mundo da manutenção, especialmente aos que se aplicam no tema lubrificação.
10 – Manual de Confiabilidade, Mantenabilidade e Disponibilidade
O Manual de Confiabilidade, Matenabilidade e Disponibilidade, de João Ricardo Barusso Lafraia, é ideal tanto para os profissionais e estudantes que queiram aplicar as técnicas de Manutenção Centrada em Confiabilidade (MCC), quanto para os que desejam conhecer mais sobre Avaliação de Vida Remanescente de Equipamentos (AVRE).
Uma vez que a maioria dos textos sobre os conceitos básicos da disciplina encontra-se em inglês, um dos objetivos deste manual é trazer conhecimento acessível sobre o assunto em português.
Os primeiros capítulos da obra abordam os conceitos de confiabilidade, incluindo confiabilidade humana, seguindo para conceitos básicos de mantenabilidade e disponibilidade. No fim do livro, o autor apresenta um breve resumo sobre técnicas de inspeção baseadas em risco, além de dicas sobre inspeção de equipamentos e aspectos gerenciais.
11 – Manual de Gestão da Manutenção
O livro Manual de Gestão da Manutenção traz direcionamentos práticos para gestores de manutenção que buscam alavancar suas carreiras, independente da empresa em que atuam.
Seu autor, Herbert Ricardo Garcia Viana, divide a obra em 10 capítulos sobre diferentes temas, entre eles:
- Como gerar resultados concretos sendo gestor da manutenção;
- Como aplicar um método eficiente para Gestão da Manutenção;
- Como alavancar sua carreira na Gestão da Manutenção;
- Como auditar e melhorar sistemas de Gestão da Manutenção já vigentes;
- Como controlar orçamentos, gerenciar recursos e otimizar custos sem canibalizar os ativos;
- Como engajar o time de manutenção, convencer superiores e conseguir apoio dos seus pares.
Por meio de um método aplicado e validado em indústrias nacionais e multinacionais, esse livro orienta de forma prática os profissionais da manutenção a buscar por resultados sustentáveis em longo prazo.
12 – Manutenção Centrada na Confiabilidade
Esse livro, escrito em uma linguagem clara, simples e objetiva, mas sem esquecer da matemática e das técnicas de probabilidade, apresenta ao leitor como as técnicas de Manutenção Centrada na Confiabilidade (MCC) estão se tornando uma ferramenta de grande valor no setor industrial brasileiro.
Na obra, Iony Patriota de Siqueira aproveita cada página para passar ao leitor suas experiências profissionais em manutenção. O livro se apresenta como boa opção de leitura para alunos dos cursos de graduação em Engenharia, ao apresentar um método que visa a estabelecer a melhor estratégia de manutenção.
13 – Manutenção: Função Estratégica
Entusiastas dos princípios da Gestão Pela Qualidade Total, os engenheiros Alan Kardec e Júlio de Aquino buscam, por meio da obra, vencer à distância entre os conceitos teóricos e sua adequada aplicação no dia a dia da vida empresarial.
E assim, Manutenção: Função Estratégica é uma obra repleta de conceitos inovadores, vinculando em sua estratégia o sucesso nos negócios com enfoque empresarial.
Por meio do livro, os autores afirmam que os profissionais da área precisam estar além da atividade de manutenção. Para tanto, é preciso observar os resultados da organização e seus indicadores empresariais, tais como: market share, faturamento, lucro e segurança operacional e dos colaboradores, entre outros. Só assim, segundo eles, é possível entender e praticar aspectos importantes para o crescimento corporativo, que parte do estabelecimento de metas, indicadores e planos de ação para os principais resultados da manutenção ligados à confiabilidade, segurança, meio ambiente e motivação da equipe.
14 – Manutenção Lean
O que é ser e pensar lean? O autor dessa obra, João Paulo Pinto, aponta que “todas as pessoas cuidadosas são lean“. Em uma leitura na qual o leitor é conduzido a se ver como proprietário de uma empresa, ressalta-se a importância de aplicar o pensamento lean em seu dia a dia. João destaca que se em sua casa você já diz às crianças para apagarem as luzes e fechar as torneiras para evitar gastos desnecessários, de algum modo já está aplicado o pensamento lean.
Na sequência, o autor nos leva a pensar em “por que não aplicar esta filosofia na liderança e gestão na função de manutenção?”. A partir dessa pergunta surgiu a Lean Centered Maintenance (LCM), que se define como o fornecimento de serviços de valor acrescentado em manutenção e com o menor desperdício possível.
Em resumo, a LCM tem o intuito de oferecer serviços de excelência em manutenção, ao mesmo tempo que minimiza os seguintes inputs: mão de obra (direta ou indireta); capital; esforço de gestão; materiais e peças de reserva; serviços externos (subcontratos); aluguel de equipamentos; gasto de energia; custos extraordinários (overheads). Além disso, maximiza os outputs da manutenção: disponibilidade e fiabilidade de equipamentos e sistemas; output produtivo ou de serviços; segurança de pessoas e instalações; proteção do meio ambiente.
15 – PCM Descomplicado
Nesse livro de Jhonata Teles Dutra, você vai aprender do zero como criar planos de manutenção preventiva, predativa, de lubrificação e de inspeção para equipamentos industriais.
O Planejamento e Controle de Manutenção (PCM) é o cérebro do setor estratégico de manutenção. Dentro dele, nascem as estratégias que garantem a disponibilidade e confiabilidade dos ativos de forma produtiva.
O autor explica como fazer a implantação completa do PCM, estratégias de planejamento e gestão por indicadores. Também mostra como conseguir aplicar essas e outras diferentes estratégias de diferentes maneiras no dia a dia por meio de exemplos práticos.
16 – PCM: Planejamento e Controle da Manutenção
O livro de Herbert Ricardo Garcia Viana aborda o conceito de gestão estratégica na manutenção e a terceirização de serviços. Discorre sobre as diferentes formas de contratação na indústria brasileira, seus aspectos contratuais e legais, modelo de categorização e as tendências da terceirização. Em anexo, o livro apresenta exemplos de contratos por resultados.
Alguns dos temas abordados no livro:
- A evolução da manutenção;
- A organização básica de uma área de manutenção, suas identificações e, principalmente, seus fluxos de informação;
- Os cadastros necessários para uma boa intervenção mantenedora;
- As qualificações mínimas indispensáveis àqueles que desejam atuar na área;
- A forma como deve ser organizada, pensada e executada a ação preventiva nos equipamentos industriais.
17 – Sucesso em Paradas de Manutenção
Quando pensamos que atingimos o nosso máximo, percebemos que sempre é possível melhorar. E assim acontece com os resultados de paradas em manutenção, muitas delas realizadas com sucesso por empresas como Petrobras, Votorantim, Samarco Mineração e VALEFERTIL.
Ao longo do livro, Luiz Alberto Verri, ensina de maneira objetiva diferentes formas para obter sucesso em eventuais paradas para manutenção, situação pela qual todas as empresas, grandes, médias ou pequenas, precisam passar.
18- Manutenção de Entressafra – Planejamento e Controle
Este livro de autoria de Francisco Constant De Figueiredo e Ericson Marino é uma obra indispensável para estudantes e profissionais do setor sucroenergético.
Com foco no gerenciamento de projetos e no trabalho de um plano de entressafra, o livro oferece uma metodologia comprovada, aplicada em mais de 120 entressafras bem-sucedidas. Profissionais de usinas encontrarão neste livro uma série de características e práticas que podem melhorar seu desempenho diário.
Além disso, executivos e outros profissionais empresariais terão acesso a uma literatura especializada sobre gestão de entressafra, especificamente no aspecto cronograma. Com exercícios práticos e exemplos no MS Project, essa obra é uma referência valiosa para o setor.
19- Gestão de Ativos
Escrito por Alan Kardec, João Ricardo Lafraia, João Esmeraldo e Júlio Nascif, é um livro essencial que aborda um tema cada vez mais relevante em diversas áreas, indo além do setor financeiro.
Com uma abordagem didática e objetiva, os quatro especialistas demonstram como a gestão de ativos está correlacionada a assuntos de extrema importância em nosso cotidiano, como liderança, planejamento, execução, qualidade, meio ambiente e saúde.
Esta obra proporciona uma compreensão abrangente sobre o assunto, sendo uma referência valiosa para profissionais de áreas como RH, Marketing e Comercial.
Com seu conteúdo rico e perspicaz, o livro destaca-se como uma leitura imprescindível para aqueles que desejam aprimorar suas habilidades de gestão e alcançar o sucesso em suas respectivas áreas de atuação.
20- Manutenção Preditiva – Fator de Sucesso na Gestão Empresarial
Esta é mais uma obra escrita por Alan Kardec e Júlio Nascif, sendo uma leitura fundamental para organizações que buscam alcançar a excelência na gestão empresarial.
O livro destaca a importância da manutenção preditiva como uma medida essencial para acompanhar o ciclo de vida dos equipamentos, evitando riscos tanto para os equipamentos quanto para a segurança dos colaboradores.
Com uma abordagem didática e ilustrações elucidativas, a obra mostra como inserir o setor de manutenção no processo de gestão de excelência, alinhando interesses e cultura organizacional. O livro, publicado pela Qualitymark Editora, é uma referência indispensável para alcançar uma gestão eficiente e bem-sucedida.
21- Manutenção Industrial – Do estratégico ao operacional
Este livro escrito por Edson Gonçalves é uma obra indispensável para organizações que buscam implantar estratégias de forma eficaz. O livro aborda a realidade comum de empresas que tentam implementar várias ferramentas estratégicas sem considerar os cuidados técnicos e práticos necessários.
O conteúdo ressalta a importância de adaptar as estratégias à realidade específica de cada organização, além de contar com o apoio de especialistas no processo. O autor destaca que todas as estratégias podem funcionar, desde que sejam utilizadas e implantadas de maneira adequada.
Dos livros de manutenção listados, este proporciona uma abordagem prática e progressiva para alcançar resultados efetivos na gestão da manutenção industrial.
22- Manutenção Orientada para Resultados
Esta publicação foi pensada para profissionais que buscam aprimorar as práticas de gestão da manutenção em um ambiente altamente competitivo.
Com base em sua vasta experiência, Júlio Nascif e Luiz Ricardo Dorigo apresentam normas, padrões e indicadores de desempenho inovadores, abrangendo diversas vertentes da área de manutenção.
O livro visa estimular a formação de profissionais competentes e criativos, capazes de aplicar processos industriais de maneira decisiva. Além disso, destaca a exploração de diferentes arquétipos de gerenciamento, com foco em metas, resultados e excelência.
Com este guia, os leitores serão capacitados a impulsionar a eficiência produtiva e alcançar padrões de excelência na gestão da manutenção.
23- Análise e Solução de Falhas em Sistemas Mecânicos
Este livro foi escrito por Fred K. Geitner e Heiz P. Bloch, para atender a profissionais que buscam um conhecimento aprofundado sobre o comportamento e a vida útil de componentes mecânicos de alto desempenho.
O livro aborda um tema pouco explorado na bibliografia técnica brasileira, apresentando uma abordagem sistemática, moderna e fundamentada teoricamente para a análise de falhas. Ele inclui diversos estudos de casos que ilustram a aplicação dos conceitos teóricos em situações reais, apresentando uma visão experimental e prática do tema.
Dentre os livros de manutenção, este é indispensável para o meio acadêmico e profissionais ligados à manutenção mecânica nas indústrias, esta leitura é uma ferramenta valiosa para prevenir falhas e solucionar problemas em sistemas mecânicos.
Gostou das nossas dicas sobre livros de manutenção industrial e gestão de ativos? Quer conhecer os profissionais que iniciaram a indicação dessa lista de livros da manutenção? Veja a nossa publicação no LinkedIn.
Como prometido no início do artigo, compartilhamos também duas outras importantes dicas: um manual e um conteúdo completo relacionados com transporte de materiais a granel.
Manual CEMA para Transportadores de correia para materiais a granel
Este manual apresenta as melhores práticas para todos os componentes e sistemas de transportadores de correias.
Por meio dele, os usuários poderão usar os princípios e requisitos definidos no sistema de transportadores para materiais a granel, além de prever seu desempenho dentro de uma faixa aceitável e compreensão básica de engenharia, seleção de componentes, equipamentos e acessórios relacionados à segurança e manutenção de todos os sistemas de transportadores de correia para materiais a granel.
FOUNDATIONS™ (4ª edição)
Um guia prático para um controle mais limpo, seguro e produtivo de pó e material a granel.
A Martin Engineering publicou este livro como um serviço à indústria de manuseio de material a granel. Disponibilizado apenas com o objetivo de informar de maneira genérica, não tem a intenção de fornecer conhecimento aprofundado sobre o controle de materiais fugitivos e operações de manuseio de material a granel.
As opiniões expressas neste livro são de responsabilidade dos autores e representam um consenso entre eles sobre os tópicos discutidos.