6 motivos para uso do limpador de correia transportadora

motivos para usar raspador de correia

Os transportadores de correias são equipamentos de fundamental importância no transporte de materiais em longas distâncias. Por isso, a atenção com a manutenção e eficiência destes equipamentos é cada vez maior. Dentre os componentes que contribuem para melhorar a eficiência da operação está o raspador de correia ou limpador de correia transportadora.

Os limpadores de correia são um dos fatores mais importantes na eficiência, rentabilidade e segurança de uma operação de transportador. 

Mesmo assim, ainda vemos correias transportadoras industriais sem o uso de um sistema de limpeza adequado.

Parte disso está na tentativa errônea de economizar custos na instalação de um transportador e no desconhecimento do quão importante é o raspador de correia na eficiência da operação.

Pensando em ajudar nesse assunto, elaboramos um artigo com os principais motivos para usar um raspador de correia em transportadores industriais.

Também vamos trazer algumas dicas para escolher o raspador certo. 

Vamos conferir?

LIMPADOR DE CORREIA TRANSPORTADORA
LIMPADOR DE CORREIA TRANSPORTADORA

A Importância dos Raspadores de Correia.

Raspadores de correias transportadoras são projetados para remover eficazmente os materiais aderidos à correia, ajudando a prevenir o acúmulo demasiado de material impregnado. 

Um dos desafios mais comuns enfrentados nesses sistemas é a impregnação de materiais na correia transportadora.

Ela ocorre quando partículas do material transportado ficam presas na correia após o ponto de descarga. 

Por exemplo, ao transportar minério de ferro por sistemas de correias, pequenas partículas ou fragmentos do minério não se soltam completamente durante o descarregamento.

Com o tempo, essa impregnação se acumula de tal forma que traz vários problemas, tais como:

  1. Desgaste Acelerado da Correia;
  2. Ineficiência Operacional;
  3. Aumento dos Custos de Manutenção.

Aqui é onde os raspadores de correia entram em jogo.  Eles oferecem vários benefícios.

Vantagens no uso de limpadores de correia:

Dentre as principais vantagens e benefícios que podemos destacar no uso de limpadores de correia (raspadores) estão:

  1. Aumento da Vida Útil da Correia: Ao reduzir o desgaste causado pela impregnação, os raspadores ajudam a prolongar a vida útil da correia transportadora.
  2. Maior eficiência na operação: Ao manter a correia limpa, os raspadores garantem que o transportador funcione de maneira mais eficiente, reduzindo paradas não programadas.
  3. Redução de Custos: Menos manutenção e substituições frequentes significam redução nos custos operacionais.

Apesar de tudo isso, o uso de um sistema de limpeza de correia ainda é deixado de lado em muitas aplicações.

Então, vamos deixar claro 6 motivos para usar os raspadores de correias.

Motivos para uso do Raspador de Correia Transportadora

Motivo 1: 

A disponibilidade esperada de uma correia transportadora completamente limpa é adequadamente mantida em 90%. Afinal, manter disponibilidade operacional é o objetivo principal de qualquer operação é um benefício principal do uso de um limpador de correia.

Motivo 2:

Redução em 50% das intervenções de manutenção corretiva. De acordo com um extenso estudo das instalações de manuseio de carvão na Índia, correias com limpadores profissionais exigiam apenas metade da manutenção necessária.

Motivo 3:

O mesmo estudo encontrou uma correlação entre os limpadores de correia e a vida útil da correia, com a correia média durando 150% a mais para instalações com limpadores profissionais comparados àqueles sem. 

A diminuição da vida útil da correia é resultado do desgaste excessivo e prematuro da correia, suas emendas e polias infligidas pelo carryback produzido por correias sem limpadores adequados.

Motivo 4:

As operações que mantêm as correias limpas e bem conservadas podem operar com menos de 2% de interrupções não planejadas devido a falhas mecânicas ou elétricas.

Motivo 5:

4 em cada 10, sendo mais preciso, 39% dos acidentes com o transportador de correias estão relacionados com a limpeza ou remoção de material ao longo dos transportadores. 

Portanto, além de reduzir as horas de trabalho e o tempo de inatividade necessários com a limpeza manual, os limpadores de correia podem melhorar a segurança geral da operação.

Motivo 6:

Depois de instalar um limpador primário em uma fábrica de alimentos, o fabricante de raspadores de correia Flexco foi capaz de ajudar a limitar o carryback e reduzir as perdas de sucata em 60% em comparação com o limpador caseiro usado anteriormente.

Como Escolher o tipo de Raspador de Correias?

A escolha correta do tipo de raspador é o que vai garantir a eficiência da operação e prolongar a vida útil da correia. 

Basicamente temos dois tipos principais, os raspadores primários e secundários.

Raspadores Primários

raspador primário de correia transportadora

Os raspadores de correia primários ou pré-limpadores são projetados para montagem no tambor principal, abaixo do fluxo de material. Eles são ideais para remover “grandes pedaços” de material – normalmente cerca de 60 a 70% do material impregnado na correia.

Raspador secundário

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Os raspadores secundários estão localizados logo após o local onde a correia sai do tambor principal e em qualquer outro lugar abaixo da correia (no retorno).

São projetados para raspar a sobra do material deixado na correia pelo raspador primário. Os limpadores secundários são especialmente bons na remoção de partículas finas e podem aumentar a eficiência da limpeza em mais de 90%. 

Ambos os tipos de raspadores atendem a uma variedade de aplicações, com opções de lâmina de poliuretano, borracha, metal duro, cerâmica e escovas.

Para escolher o limpador de correia certo, o fabricante Flexco recomenda que:

  1. Avalie o Material Transportado: O tipo de material transportado influencia a escolha do raspador. Por exemplo, minérios abrasivos podem exigir raspadores mais robustos e resistentes ao desgaste, enquanto materiais mais leves e menos abrasivos podem ser adequados para raspadores padrão.
  2. Considere o Tipo de Correia: Correias lisas, rugosas, com nervuras ou com padrões específicos podem exigir diferentes tipos de raspadores. Certifique-se de que o raspador escolhido seja compatível com a superfície da correia para evitar danos.
  3. Ambiente de Operação: Em ambientes com muita umidade ou temperaturas extremas, é essencial escolher raspadores que possam resistir a essas condições sem comprometer a eficiência.
  4. Posição de Instalação: Existem raspadores primários (instalados logo após o ponto de descarga) e secundários (localizados em outros pontos ao longo do transportador). A escolha entre eles depende da localização e da finalidade específica da limpeza.
  5. Facilidade de Manutenção: Opte por raspadores de correia que sejam fáceis de instalar, ajustar e substituir. Isso reduz o tempo de inatividade e os custos de manutenção. 
  6. Flexibilidade e Ajuste: Raspadores com boa flexibilidade e capacidade de ajuste garantem um contato adequado com a correia, independentemente de variações ou desgastes.
  7. Material do Raspador: O material do raspador deve ser escolhido com base na abrasividade do material transportado e nas condições ambientais. Raspadores de poliuretano são versáteis e adequados para muitas aplicações, enquanto raspadores de metal ou cerâmica podem ser mais adequados para materiais extremamente abrasivos.
  8. Verifique as Recomendações do Fabricante: Muitos fabricantes fornecem recomendações específicas com base em testes e experiências anteriores. Essas recomendações podem ser um bom ponto de partida.

A escolha correta vai garantir uma operação mais eficiente, menor manutenção e maior vida útil da correia transportadora.

Assista também o vídeo de troca rápida da lamina do raspador. Veja como é fácil e simples:

PARA A MELHOR PROTEÇÃO DA CORREIA TRANSPORTADORA E EFICIÊNCIA DA OPERAÇÃO, FAÇA O USO DE UM LIMPADOR PRIMÁRIO E UM LIMPADOR SECUNDÁRIO.

Um limpador primário é instalado no tambor, abaixo do fluxo de material, com uma lâmina que é sempre mais estreita do que a largura da correia. Quando instalado corretamente, o limpador primário pode limpar até 80% do retorno inicial.

Complementando o limpador primário, um limpador secundário fornece o trabalho de limpeza final, removendo os finos aderentes com eficiências de limpeza de até 90%. Estes limpadores são tipicamente montados logo após o local onde a correia sai do tambor e em qualquer lugar abaixo da linha de cintura com uma lâmina da largura da correia ou mais larga.

Os operadores de transportadores têm uma ampla gama de fatores a serem considerados e opções de modelo a serem avaliadas quando se deseja instalar um limpador de correia. Consultar um profissional da Flexco e da JW Engenharia pode ajudar a garantir a seleção, instalação e manutenção dos limpadores de correia transportadora para as suas necessidades. Depois de considerar todos os possíveis riscos para a eficiência da operação, a lucratividade e a segurança sem uma solução de limpeza, garantir o uso adequado dos limpadores de correia deve ser a prioridade número 1 para os operadores de transportadores.

Fonte: Kevin Fales, Gerente de Produtos.

Kevin Fales gerencia a linha de produtos de correias transportadoras (BCP), fornecendo desenvolvimento e engenharia de produtos com orientação sobre as exigências do mercado, tanto para conceitos de novos produtos quanto para produtos existentes. Ele também lidera o desenvolvimento de literatura técnica e promocional de apoio à linha BCP.

Quais são os problemas mais comuns que podem ser resolvidos com a utilização dos raspadores?

Em primeiro lugar, é preciso deixar claro que cada tipo de correia transportadora tem uma função específica. A correia de roletes, por exemplo, propicia o transporte de materiais por meio do giro dos próprios roletes. Já a correia de correntes utiliza correntes para a realização do transporte. 

Assim, podemos afirmar que os raspadores também devem se adequar aos tipos de correias transportadoras. Esses implementos são responsáveis por garantir que o transporte de materiais ocorra sem grandes interferências. Um dos problemas que podem ser resolvidos com a utilização de raspadores é a limpeza e manutenção da correia transportadora. Dependendo do tipo de material a ser transportado, as correias podem acumular sujeira, crostas, apresentar aspecto pegajoso, dentre outras características. Dessa forma, os próximos materiais podem se misturar com as partes remanescentes e/ou podem sofrer interferência destes, propiciando a ocorrência de problemas com a produção e, em alguns casos, a paralisação de toda a indústria.

Quais as principais características de um bom raspador?

A melhor maneira para evitar prejuízos e falhas em uma operação industrial se dá pela realização de manutenções periódicas e a correta limpeza dos implementos.

Em termos do transporte de materiais, por exemplo, podemos destacar a necessidade de verificar o desalinhamento da correia transportadora, o tensionamento dos limpadores, também, a troca de roletes, quando for o caso.

Já quando o assunto é limpeza, um bom raspador deve apresentar algumas características específicas:

  • propiciar uma máxima eficiência no processo de raspagem;
  • não gerar desgaste à correia;
  • ser auto limpante;
  • resistir a operações reversas;
  • apresentar alta durabilidade operacional;
  • baixo custo;
  • fácil operação;
  • ser produzido em materiais que não desgastem a correia.

Contudo, o processo de limpeza deve seguir uma determinada ordem, para que tudo ocorra conforme o planejado e os resultados sejam os esperados. Para tanto, deve-se limpar a correia com um spray de água antes de colocar os raspadores em operação. Essa é uma maneira de garantir um excelente resultado em quase todos os tipos de materiais, inclusive para a remoção de minérios de ferro e concreto. 

É importante deixar claro que nem a melhor limpeza é suficiente para garantir que a correia transportadora tenha o melhor desempenho possível. É necessário realizar algumas medidas para compensar os efeitos de uma correia suja, utilizando limpadores flexíveis nos tambores traseiros de uma polia. Nesse caso, os roletes de retorno devem ser em forma de disco ou espiral, impedindo o acúmulo de materiais e evitando futuros problemas no funcionamento do sistema.

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