Presente na maioria dos sistemas industriais, as correias transportadoras são utilizadas para a movimentação de diversos materiais, sendo fundamentais no processo produtivo. Contudo, existem alguns problemas que podem ocasionar a paralisação desse sistema.
Situações como falhas em correias ou defeitos em polias podem ser altamente prejudiciais para a linha de produção. Uma manutenção preventiva bem realizada pode ser suficiente para evitar esse tipo de problema.
A dúvida que fica é: você sabe quais são problemas que mais impactam esse material? Não? Então, continue a leitura deste artigo e conheça os principais problemas em correias industriais!
Quais são os principais problemas em correias industriais?
Como destacado anteriormente, paradas técnicas são altamente indesejadas em qualquer processo industrial. Entretanto, é válido afirmar que a maioria dos problemas ocorrem por conta de falhas humanas ou uso inadequado dos componentes, independentemente dos tipos de correias.
A falta de manutenção preventiva também é um ponto que merece destaque, pois nem todas as empresas realizam esse procedimento da melhor maneira possível. Sendo assim, vale destacar que os principais problemas em correias industriais são:
- desvio da correia para o lado;
- desvio da correia para o lado em todos os pontos do transportador;
- deslize da correia ao iniciar a operação;
- endurecimento ou aparecimento de rachadura nas tampas;
- rompimento da correia por trás dos fixadores;
- separação das emendas vulcanizadas;
- aparecimento de ranhuras, cortes e remoção da cobertura;
- separação das dobras;
- aparecimento de pequenas rupturas na carcaça em paralelo à borda da correia;
Como identificá-los e como corrigí-los?
Para ser possível solucionar os problemas em correias industriais, é preciso saber como identificá-los e, também, como corrigí-los. Para isso, veja, a seguir, o que é preciso fazer em cada um dos problemas elencados.
1 – Desvio da correia para o lado
Quando a correia desvia para o lado pode haver o acúmulo de materiais na polia tensora. Para solucionar esse problema, basta remover o material acumulado e instalar raspadores e outros equipamentos para a realização da limpeza da correia.
Outra possível causa é o desalinhamento da correia próxima de uma das polias. Para solucionar, é preciso verificar o alinhamento da polia e dos roletes. Caso os roletes estejam emperrados será necessário substituí-los.
A estrutura do transportador pode estar empenada, o que também pode ocasionar o desvio da correia para o lado. Então, será preciso endireitar a área deformada.
2 – Desvio da correia para o lado em todos os pontos do transportador
Nesse caso, a correia pode não estar emendada corretamente ou ter ocorrido o arqueamento da esteira. Caso o problema seja na emenda, será necessário remover a parte afetada e realizar uma nova emenda. Já se o problema for no arqueamento da esteira será necessário substituir a esteira e verificar o procedimento de armazenamento e manuseio dos rolos, para que o problema não ocorra novamente.
3 – Deslize da correia ao iniciar a operação
O deslizamento inicial da correia pode ocorrer pela falta de tração entre a correia e a polia. Caso esse seja o problema, deve-se retardar a polia motriz, aumentar o envoltório da correia e providenciar a instalação de dispositivos de limpeza.
Contudo, esse tipo de falha pode ser ocasionada por condições de contrapeso em demasiado. Neste caso é preciso colocar o contrapeso ou aumentar a tensão de enrolamento.
A última causa existente para esse problema é o acúmulo de material, que pode ser solucionado por uma melhor nas condições de carga e transferência.
4 – Endurecimento ou aparecimento de rachadura nas tampas
Existem situações nas quais as correias possam vir a apresentar rachaduras. As principais causas do endurecimento ou aparecimento de rachadura nas tampas são o calor e a ocorrência de danos químicos.
Nesses casos é fundamental verificar com o fabricante se a correia foi projetada para as condições em que está sendo submetida e, também, verificar se o processo de armazenamento e manuseio está adequado
5 – Rompimento da correia por trás dos fixadores
O rompimento de uma correia industrial pode gerar graves problemas para a indústria. A origem desse problema pode ser o tamanho da placa de fixação, a instalação errônea de fixadores ou a quantidade de tensão aplicada.
Caso o problema seja na placa de fixação, deve-se verificar se as placas não estão muito compridas para o tamanho da polia. Caso estejam, será necessário providenciar a substituição por fixadores menores ou aumentar o tamanho da polia.
Se o problema for na instalação incorreta dos fixadores, deve-se verificar se eles estão muito apertados ou muito frouxos. Lembre-se sempre de utilizar os fechos adequados e as melhores técnicas de emendas.
Por fim, se o problema for na tensão da correia é preciso certa atenção, pois existem quatro formas de resolver. Primeiro, tente aumentar a velocidade da correia sem modificar a tonelagem. A segunda alternativa é reduzir a tonelagem sem modificar a velocidade. A terceira, por sua vez, é buscar a redução do atrito com a devida manutenção e substituição dos roletes danificados. E a quarta é reduzir o contrapeso para o mínimo possível.
6 – Separação das emendas vulcanizadas
Se o problema identificado for a separação das emendas vulcanizadas será necessário verificar o empilhamento da correia e o tamanho das polias.
Para corrigir problemas no empilhamento, basta consertá-lo e para corrigir o problema de tamanho das polias, basta substituí-las por polias de diâmetro adequado.
7 – Aparecimento de ranhuras, cortes e remoção da cobertura
Quando há o aparecimento de ranhuras, cortes ou remoção da cobertura é sinal de que a folga entre a correia e o sistema de vedações de borracha está maior do que o necessário. Para corrigir esse problema, ajuste a folga.
8 – Separação das dobras
A separação das dobras pode ocorrer por três principais fatores: rigidez transversal insuficiente, polias menores que o necessário ou danos químicos.
Se houver rigidez transversal insuficiente será preciso substituir a correia. Se as polias forem menores que o necessário, deve-se substituí-las por polias maiores. Caso o problema seja originado por danos químicos, deve-se trocar a correia por uma que suporte as condições específicas.
9 – Aparecimento de pequenas rupturas na carcaça em paralelo à borda da correia
O aparecimento de pequenas rupturas na carcaça em paralelo à borda da correia pode ser ocasionado pelo impacto de material na correia ou por conta da presença de material entre a polia e a correia.
Para solucionar esse tipo de interferência é preciso ajustar o chute e instalar polias de impacto, caso o problema seja o impacto de material. Se o problema for o acúmulo de material entre a correia e a polia, a instalação de raspadores antes da polia traseira é suficiente para solucionar este problema.
Saber como identificar e corrigir os problemas em correias industriais é fundamental para a produtividade de qualquer tipo de indústria. Contar com processos de manutenção preventiva eficientes é uma das formas de evitar esses problemas. Além disso, contar com a ajuda de especialistas no assunto também é fundamental para o sucesso.
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