As falhas e problemas em correias transportadoras são ocorrências que comprometem o desempenho desses equipamentos essenciais no transporte contínuo de materiais em grande volume. Elas podem se manifestar de diferentes formas, desde pequenos desgastes até rupturas graves que paralisam a operação.
Presente na maioria dos sistemas industriais, as correias transportadoras são utilizadas para a movimentação de diversos materiais, sendo fundamentais no processo produtivo. Quando surgem problemas nesse sistema, os impactos vão além da manutenção: afetam a produtividade, aumentam os custos operacionais e podem colocar em risco a integridade de colaboradores e equipamentos.
Ignorar sinais de desgaste, desalinhamento ou deslizamento é permitir que pequenas ocorrências evoluam para falhas de grande proporção. Empresas que não possuem uma estratégia clara de manutenção preventiva enfrentam paradas inesperadas, elevação de gastos com reparos emergenciais e, muitas vezes, perdas financeiras expressivas.
A dúvida que fica é: você sabe identificar as falhas mais comuns em correias transportadoras e o que fazer para corrigi-las antes que causem grandes prejuízos?
Quais são os principais problemas em correias industriais?
As correias transportadoras estão sujeitas a diferentes tipos de falhas que, quando não identificadas a tempo, comprometem a eficiência e a segurança do processo produtivo. Entre as mais recorrentes, destacam-se:
- Desvio da correia para o lado;
- Desvio da correia para o lado em todos os pontos do transportador;
- Deslize da correia ao iniciar a operação;
- Endurecimento ou aparecimento de rachadura nas tampas;
- Rompimento da correia por trás dos fixadores;
- Separação das emendas vulcanizadas;
- Aparecimento de ranhuras, cortes e remoção da cobertura;
- Separação das dobras;
- Aparecimento de pequenas rupturas na carcaça em paralelo à borda da correia;
- Acúmulo de material;
- Falhas nos roletes, polias e mancais;
Como identificá-los e como corrigir as falhas em correias transportadoras?
Para ser possível solucionar os problemas em correias transportadoras, é preciso saber como identificá-los e, também, como corrigi-los. Para isso, veja, a seguir, o que é preciso fazer em cada um dos problemas elencados.
1 – Desvio da correia para o lado
Quando a correia desvia para o lado pode haver o acúmulo de materiais na polia tensora. Para solucionar este tipo de falha na correia transportadora, basta remover o material acumulado e instalar raspadores e outros equipamentos para a realização da limpeza da correia.
Outra possível causa é o desalinhamento da correia transportadora próximo de uma das polias. Para solucionar, é preciso verificar o alinhamento da polia e dos roletes. Caso os roletes estejam emperrados será necessário substituí-los.
A estrutura do transportador pode estar empenada, o que também pode ocasionar o desvio da correia para o lado. Então, será preciso endireitar a área deformada.
2 – Desvio da correia para o lado em todos os pontos do transportador
Nesse caso, a correia pode não estar emendada corretamente ou ter ocorrido o arqueamento da esteira. Caso o problema na correia transportadora seja na emenda, será necessário remover a parte afetada e realizar uma nova emenda. Já se o problema for no arqueamento da esteira será necessário substituir a esteira e verificar o procedimento de armazenamento e manuseio dos rolos, para que o problema na correia transportadora não ocorra novamente.
3 – Deslize da correia ao iniciar a operação
O deslizamento inicial da correia pode ocorrer pela falta de tração entre a correia e a polia. Caso esse seja o problema na correia do transportador, deve-se retardar a polia motriz, aumentar o envoltório da correia e providenciar a instalação de dispositivos de limpeza.
Contudo, esse tipo de falha em correias transportadoras pode ser ocasionada por condições de contrapeso em demasiado. Neste caso é preciso colocar o contrapeso ou aumentar a tensão de enrolamento.
A última causa existente para esse problema é o acúmulo de material, que pode ser solucionado por uma melhor nas condições de carga e transferência.
4 – Endurecimento ou aparecimento de rachadura nas tampas
Existem situações nas quais as correias possam vir a apresentar rachaduras. As principais causas do endurecimento ou aparecimento de rachadura nas tampas são o calor e a ocorrência de danos químicos.
Nesses casos é fundamental verificar com o fabricante da correia transportadora se ela foi projetada para as condições em que está sendo submetida e, também, verificar se o processo de armazenamento e manuseio está adequado
5 – Rompimento da correia por trás dos fixadores
O rompimento de uma correia transportadora pode gerar graves problemas para a indústria. A origem dessa falha em correias transportadoras pode ser o tamanho da placa de fixação, a instalação errônea de fixadores ou a quantidade de tensão aplicada.
Caso o problema seja na placa de fixação, deve-se verificar se as placas não estão muito compridas para o tamanho da polia. Caso estejam, será necessário providenciar a substituição por fixadores menores ou aumentar o tamanho da polia.
Se o problema for na instalação incorreta dos fixadores, deve-se verificar se eles estão muito apertados ou muito frouxos. Lembre-se sempre de utilizar os fechos adequados e as melhores técnicas de emendas.
Por fim, se o problema na correia transportadora for na tensão da correia é preciso certa atenção, pois existem quatro formas de resolver. Primeiro, tente aumentar a velocidade da correia sem modificar a tonelagem. A segunda alternativa é reduzir a tonelagem sem modificar a velocidade. A terceira, por sua vez, é buscar a redução do atrito com a devida manutenção e substituição dos roletes danificados. E a quarta é reduzir o contrapeso para o mínimo possível.
6 – Separação das emendas vulcanizadas
Se o problema identificado na correia do transportador for a separação das emendas vulcanizadas será necessário verificar o empilhamento da correia e o tamanho das polias.
Para corrigir problemas no empilhamento, basta consertá-lo e para corrigir o problema de tamanho das polias, basta substituí-las por polias de diâmetro adequado.
7 – Aparecimento de ranhuras, cortes e remoção da cobertura
Quando há o aparecimento de ranhuras, cortes ou remoção da cobertura é sinal de que a folga entre a correia e o sistema de vedações de borracha está maior do que o necessário. Para corrigir esta falha na correia transportadora, ajuste a folga.
8 – Separação das dobras
A separação das dobras pode ocorrer por três principais fatores: rigidez transversal insuficiente, polias menores que o necessário ou danos químicos.
Se houver rigidez transversal insuficiente será preciso substituir a correia. Se as polias forem menores que o necessário, deve-se substituí-las por polias maiores. Caso o problema seja originado por danos químicos, deve-se trocar a correia por uma que suporte as condições específicas.
9 – Aparecimento de pequenas rupturas na carcaça em paralelo à borda da correia
O aparecimento de pequenas rupturas na carcaça em paralelo à borda da correia pode ser ocasionado pelo impacto de material na correia ou por conta da presença de material entre a polia e a correia.
Para solucionar esse tipo de interferência é preciso ajustar o chute e instalar polias de impacto, caso o problema seja o impacto de material. Se o problema na correia transportadora for o acúmulo de material entre a correia e a polia, a instalação de raspadores antes da polia traseira é suficiente para solucionar este problema.
10 – Acúmulo de material
O acúmulo de material sobre a correia transportadora ocorre quando o sistema de limpeza não é eficiente o suficiente para remover completamente os resíduos. Esse material aderido retorna pelo transportador, sobrecarregando roletes, polias e a própria estrutura.
Causas técnicas principais:
- Raspadores de baixa qualidade ou mal regulados.
- Deficiência no projeto do chute de descarga.
- Condições ambientais que favorecem a aderência, como umidade ou partículas finas.
Consequências: aumento do atrito, desgaste prematuro da cobertura, consumo elevado de energia e risco de travamento dos roletes.
Correção e prevenção:
- Instalar raspadores de correia de alto desempenho ajustados à especificidade do material transportado.
- Avaliar o projeto dos pontos de transferência para evitar acúmulo.
- Considerar o uso de sistemas secundários de raspagem ou escovas em aplicações críticas.
11 – Falhas em roletes, polias e mancais
Roletes, polias e mancais formam o sistema de apoio e tração da correia. Quando apresentam falhas, comprometem diretamente o alinhamento e a estabilidade operacional.
Esse tipo de falha não apenas acelera o desgaste da correia, como também gera riscos de acidentes.
Causas técnicas principais:
- Falta ou excesso de lubrificação em rolamentos.
- Utilização de componentes de baixa qualidade ou inadequados para a carga.
- Estrutura desalinhada, que impõe esforços irregulares.
- Sobrecarga do transportador ou impactos acima do dimensionamento original.
Consequências: ruídos anormais, vibrações, aquecimento dos mancais, desgaste irregular da correia e paradas inesperadas.
Correção e prevenção:
- Estabelecer um programa rigoroso de inspeção periódica, com foco em rotação livre e integridade dos rolamentos.
- Realizar a lubrificação com produtos adequados e intervalos definidos pelo fabricante.
- Substituir componentes desgastados por peças originais ou de padrão técnico superior.
- Monitorar vibração e temperatura dos mancais para antecipar falhas antes da ruptura.
- Garantir que a estrutura esteja nivelada e devidamente ajustada.
Saber como identificar e corrigir os problemas em correias transportadoras industriais é fundamental para a produtividade de qualquer tipo de indústria. Contar com processos de manutenção preventiva eficientes é uma das formas de evitar esses problemas. Além disso, contar com a ajuda de especialistas no assunto também é fundamental para o sucesso.
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